A Escola Técnica de Formação Gerencial - ETFG - em Cataguases, realizou na noite da última quinta-feira, 14, às 19:30 horas, um encontro com os pais dos alunos que assistiram à palestra "Valores e Limites - Escola e família juntas na formação dos filhos", que foi ministrada pela Coordenadora Geral do SEBRAE-MG em Belo Horizonte, Edelweiss Petruceli Carayon de Barros. Ela veio a convite da diretora daquela escola, Olívia Pereira da Silva (foto ao lado), que fez a abertura do evento lembrando as realizações da escola neste primeiro semestre.
Segundo informa a Coordenadora Pedagógica da ETFG, Ana Paula Dutra, o encontro dos pais acontece duas vezes por ano, "além de um encontro dos pais e filhos com a escola, que são meios para aproximá-los da escola", explicou. A respeito do evento realizado naquele dia, Ana Paula, disse que a escolha da Coordenadora do SEBRAE-MG, Edelweiss de Barros, deveu-se à sua "ampla experiência na escola e por ter um vasto currículo nesta área". Ana Paula revelou também que o objetivo do evento é "promover a reflexão dos pais sobre a educação de seus filhos e as responsabilidades de cada um neste processo", completou.
Edelweiss de Barros (foto), em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, revelou que a palestra teve como objetivo levar os pais a uma reflexão sobre a importância dos valores, da presença do pai na vida do jovem para que ele possa se tornar um cidadão íntegro. "E este não é um papel só da escola, nem só da família. É um papel que os dois desenvolvem de mãos dadas", enfatizou. Ela revelou que esta não é uma tarefa fácil no mundo de hoje globalizado. "Nós sabemos que há avanços importantes e incontestáveis no mundo atual, mas paralelamente há quebras de barreira da ética e nós vemos muita coisa ruim acontecendo. Então é esta reflexão, que pretendo promover com os pais, no sentido de que ela seja profunda e transformadora", destacou.
A Coordenadora do Sebrae-MG em Belo Horizonte destacou um ponto em seu pronunciamento que é a imposição de limites para os filhos. Segundo ela esta "talvez seja a palavra chave neste momento, porque dizer não é uma clara demonstração de amor. Hoje é quase o filho quem define o que ele deve ou não fazer. A criança, o adolescente, precisa do não para poder se desenvolver e por mais dificil que seja para os pais agirem desta forma, é essencial para a formação destes novos cidadãos", acrescentou. Ela também disse como a ETFG trabalha com esta realidade e a imposição de limites para seus alunos.
Nesta manhã de sexta-feira, 15, às 10 horas, Edelweiss de Barros estará no Programa Conversa Franca, da Rádio Brilho FM, que é apresentado por Sousa Mendonça. Ela será entrevistada pelo editor deste site, jornalista Marcelo Lopes e vai detalhar este tema, hoje tão debatido por pais e professores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE