O curso obrigatório para exercer a profissão de motofrete, popularmente conhecida como "motoboy" é uma exigência do Contran – Conselho Nacional de Trânsito. O Detran estipulou prazo até o dia 2 de agosto para que os motociclistas regularizem a situação, pois, nesta data, a profissionalização passará a ser cobrada mediante fiscalização entre os motoboys.
Em Muriaé, o SEST junto com o SENAT e a Associação Comercial e Industrial de Muriaé (ACIM) vai oferecer a estes profissionais o curso profissionalizante que será obrigatório para todos que queiram exercer esta profissão. As matrículas já estão abertas e a capacitação tem carga horária de 30 horas. O valor do curso é de R$200,00. Os motociclistas vão adquirir conhecimento e atualização sobre legislação de trânsito, além de trabalhar os conflitos existentes entre carros e motos no dia-a-dia, além de conhecerem também situações de acidentes e primeiros socorros.
Para fazer o curso o interessado não pode estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, nem tampouco ter tido a Carteira Nacional de Habilitação cassada por motivo de crime de trânsito, ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. É necessário ainda estar habilitado há, no mínimo, dois anos na categoria “A” e ter completado 21 anos de idade.
Os interessados devem levar uma foto 3X4 recente, original e cópia aberta da Carteira Nacional de Habilitação, original e cópia da Carteira de Identidade, original e cópia de comprovante de residência atual, certidão de prontuário, comprovação de mais de dois anos de habilitação na categoria “A”. Para maiores informações sobre o curso as pessoas podem ir diretamente na Rua Getúlio Vargas, 447 – Barra, ou ligar para 32-3721-2036. (Fonte: Rádio Muriaé)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE