A Câmara Municipal de Cataguases realiza logo mais, a partir das 18 horas, sessão ordinária que promete ser longa e bastante concorrida. Haverá a entrega das moções de congratulações a diversas pessoas que se destacam em suas atividades e, em seguida, a apresentação do Grupo de Canto e Dança Afro Justino e São Vicente. Logo depois os vereadores deverão definir a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito - CEI - ou a Comissão de Assuntos Relevantes para investigar o "Escândalo do Cemitério" como ficaram conhecidas as supostas vendas irregulares de túmulos naquele local. O próprio acusado de ser o responsável pelas possíveis irregularidades, o ex-administrador do Cemitério, Valdecir Machado Taveira, surpreendeu os vereadores, na última sessão, ao se pronunciar favorável à criação da Comissão de Inquérito.
O pedido de instalação da CEI é de autoria do Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, e precisa da assinatura de três vereadores para começar a funcionar. Até o final da última semana os vereadores João do Carmo Lima, o Boiadeiro, e José Hermaty da Veiga, o Canecão, haviam confirmado que assinariam o documento. Na quinta-feira, porém, o prefeito Willian Lobo de Almeida, em reposta ao jornalista Marcelo Lopes, editor deste site, durante uma entrevista à Rádio Brilho, revelou que preferia a instalação, pela Câmara, de uma Comissão de Assuntos Relevantes. A dúvida que paira sobre a reunião desta noite é se a preferência do prefeito pode levar os vereadores favoráveis à CEI a repensarem sua postura neste caso.
Também serão votados os projetos de lei de autoria do Executivo autorizando a assinar termo de cooperação com o INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, outro que autoriza assinatura de termo de convênio com a UNDIME/MG - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Minas Gerais, o projeto de lei que institui o Abrigo Casa da Criança de Cataguases, altera e cria nomenclatura de cargos de acordo com o SUAS - Sistema Único de Assistência Social - e o projeto de lei que institui o Abrigo Casa do Adolescente de Cataguases.
Já o vereador José Hermaty da Veiga pretende ver aprovado seu projeto de lei que concede o direito a uma folga anual para servidoras públicas municipais de Cataguases realizarem exames de controle do câncer de mama e de colo de útero. Dois requerimentos também serão votados nesta sessão. O primeiro de autoria do Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso, que quer saber "que providências estão sendo tomadas para a criação do Conselho Municipal da Juventude de Cataguases?", e pede esclarecimentos sobre "ação cautelar em andamento na 2ª Vara Cível (processo 0005423-13.2012.8.13.0153), referente imóvel sito à Avenida Astolfo Dutra, 117 - Centro". O imóvel em questão é onde funcionou a Redação do Jornal Cataguases durante vários anos e foi demolido recentemente e vendido em leilão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE