Artistas, escritores, artesãos, profissionais que atuam na área da cultura em Cataguases estão apreensivos quanto à publicação do Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Ascânio Lopes. A polêmica está instalada no setor, com afirmações falsas, invenções e ataques dando conta de que a Prefeitura estaria atrasando propositalmente o lançamento do edital, para prejudicar um eventual candidato nas eleições de outubro próximo. Com o clima começando a "esquentar" no setor cultural que, inclusive, já ganhou as páginas das redes sociais, a reportagem do Site do Marcelo Lopes solicitou uma entrevista com o Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Cataguases, José Vítor Lima, para falar sobre o assunto.
O Secretário desmentiu todos os boatos e garantiu que o Edital será publicado, "até o final de junho". Ele disse que já fez duas reuniões com os representantes dos setores envolvidos na lei que são o acadêmico de Direito, Mauricio Rufino, o jornalista Rosário François Fusco, o funcionário público, José Otônio Pacífico, o economista da Prefeitura Mauro Fachini e o vereador Vicente de Paulo Dias. E garantiu "A lei vai sair. Infelizmente a gente ouve muitos comentários infundados nas ruas", completou.
José Vítor revelou também que cerca de "quarenta por cento dos projetos aprovados em 2011 ainda não foram realizados. Por conta disso, a equipe da Secretaria de Fazenda está fazendo um estudo financeiro para saber o montante em dinheiro que a Prefeitura terá de desembolsar ainda este ano para, a partir daí, poder implementar a lei referente a 2012", explicou. Ele também comentou que o ideal seriam os recursos aprovados serem utilizados dentro do próprio exercício. "Nós vamos tentar fazer com que isto aconteça, porque vai facilitar muito o processo", disse. José Vitor completou dizendo que esta lei veio para ficar porque "somente três cidades na Zona da Mara possuem uma legislação neste sentido: Cataguases, Muriaé e Juiz de Fora e o nosso objetivo é contemplar o maior número possível de projetos fortalecendo a nossa tradição cultural".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE