Um novo projeto cultural será realizado em Cataguases por iniciativa da Ferrovia Centro Atlântica – FCA. Neste sentido, estiveram reunidos no Paço Municipal, na última semana, o representante daquela empresa, André Elesbão, Bernardo Sabino, responsável pelo projeto, o Secretário Municipal de Cultura, José Vitor Lima, a Secretária Municipal de Educação, Rosimere Silva Souza e o Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, juntamente com o professor Ricardo Quinteiro de Mattos que, há algum tempo, vem mantendo contato com a FCA no sentido de promover uma aproximação com o município e sua população.
Durante a reunião Elesbão revelou o interesse de implementar em Cataguases o projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, que é coordenado pelo filho daquele escritor, Bernardo Sabino. A iniciativa, segundo Ricardo Quinteiro, “foi muito bem recebida pelo prefeito e o secretário de cultura”. O próximo passo, ainda segundo Ricardo, será a apresentação do projeto para os professores das redes municipal, estadual e particular de ensino do município e, em seguida, a definição de uma data para seu início, acrescentou.
O PROJETO
Para revelar o gosto pela cultura e facilitar o seu acesso, o Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” divulga a obra de um dos maiores escritores da literatura brasileira. O trabalho, coordenado pelo filho do escritor, Bernardo Sabino, propaga através de várias ações culturais e educativas, a obra de Fernando Sabino, um dos mais renomados cronistas do país, além de cineasta e jornalista dentre outras atividades.
Com uma exposição idealizadora que busca despertar no público o interesse pela arte, o projeto leva particularidades do escritor como fatos biográficos e fotos, além de literatura e mostra de filmes. "Encontro Marcado com Fernando Sabino", já percorreu diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo e propiciou ao público o acesso gratuito à exposição da obra do escritor, com visitas monitoradas à mostra de filmes, palestras, bem como a doação de livros para os municípios. Além de apresentar a obra de Fernando Sabino, são realizadas oficinas com os alunos das escolas públicas e privadas, além de apresentações culturais, workshops, narração de histórias, encenação teatral, entre outras.
A exposição é composta de duas etapas. A primeira consiste no desenvolvimento de atividades com a temática do autor nas instituições de ensino, e a segunda conta com uma exposição sobre a vida e a obra do escritor que permanece na cidade durante trinta dias. A proposta que consiste também na realização de atividades artísticas, tem a participação dos alunos no intuito de incentivá-los na aproximação da leitura e no conhecimento da obra do escritor. Serão desenvolvidas didáticas como redação, desenho, pintura e peças teatrais. (Fotos: Ricardo Quinteiro de Matos)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE