Em 12/05/2012 às 16h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

A música de tradição oral toma conta da Casa de Cultura Simão

A música de tradição oral da Galícia esteve presente na noite desta sexta-feira, 11, na Casa de Cultura Simão, com o show do Grupo carioca Foles, que se apresentou como parte do Projeto "Sexta Básica" que é coordenado por Vera Lúcia Gonçalves de Sousa, diretora da Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves, parceira da Fundação Simão José Silva. O show teve a renda revertida para a Associação dos Diabéticos de Cataguases e também fez parte das comemorações pelos 28 anos de atividades da Fundação Simão José Silva.
O Grupo Foles é formado por Doriana Mendes (voz e percussão), Pedro Hasselman Novaes (gaita de foles e flautas), Fernando Maciel de Moura (voz, acordeon e percussão) e Willian Mnroy Bentes (gaita ded foles, flautas e percussão). Pouco antes de subirem ao palco, eles conversaram com a reportagem do Site do Marcelo Lopes. O grupo se reuniu pela primeira vez "entre 2004, 2005 por causa do nosso interesse em música antiga, em música medieval", conta Pedro. A partir daí, revela, "buscamos reunir o repertório galego de música antiga à música regional brasileira lá do nordeste e fizemos a aproximação destes ritmos", explica Pedro.
A música que o grupo Foles apresenta é vigorosa e meiga ao mesmo tempo, e "pega" o ouvinte pela harmonia contagiante. As letras sempre contam histórias do povo da Galícia, aquela região entre Portugal e Espanha. Interessante é que ao interpretar as canções nordestinas, as histórias e os ritmos se parecem formando o elo entre duas regiões tão distantes geograficamente mas tão próximas na sua musicalidade. As gaitas de foles sobressaem nas canções como se tivessem vida própria e impregnam o ambiente com sua melodia contagiando o público que, imediatamente, se rende ao seu som.
Formado por profissionais talentosos e estudiosos da música antiga, vale ressaltar a espetacular voz de Doriana Mendes, uma soprano que faz o público arrepiar, literalmente, quando canta. A seu lado Fernando Moura fazia o contraponto vocal nas canções emprestando ao espetáculo também um leve toque do forró nordestino. Pedro Hasselman e Willian Bentes revelaram ao público a beleza do som das gaitas de foles e das flautas. Um conjunto de som e harmonia novos para os ouvidos dos cataguasenses que, certamente, saíram do show encantados com o que ouviram. (Fotos de Juliana Junqueira)
[gallery link="file" order="DESC"]

 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: