Em 08/05/2012 às 17h49 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Forum dedicado às artes reúne em Cataguases importantes nomes da cultura

Com o objetivo de promover um encontro que reúne artistas, pesquisadores, educadores e estudantes de artes em torno de atividades que enfocam a formação, reflexão, difusão e compartilhamento de experiências será realizado em Cataguases de 23 a 27 de maio, o IIForum Zap 123. Organizado pela bailarina e coreógrafa Daniela Guimarães, a mostra será uma imersão no pensamento da Arte. A programação é extensa e inclui workshops, debates, espetáculos, intervenções urbanas, jam session, mostra de vídeo e lançamento de livros. Todas as atividades são livres e gratuitas. No endereço www.forumzap123.blogspot.com.br tem as informações detalhadas sobre o evento e como fazer para participar. O II Forum Zap 123 é uma realização do Projeto Café com Pão Arte ConFusão e Cia Ormeo, apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Conheça as atividades do Forum
Mesas de Discussão
As mesas de discussão e debate acontecem no Centro Cultural Humberto Mauro (rua Cel. Vieira, 10 - Centro), na parte da tarde e estão divididas em três temas:
Experiências em Formação em Dança
Reúne reflexões/práticas em contextos de formação em dança onde o fazer artístico se torna fazer pedagógico. Contará com a mediadora Rita Aquino e a participação de Angel Vianna (MG/RJ), Miriam Gaspar (RJ/MG), Fernanda Belivacqua (MG), Daniel Marques (RJ/BA) e Beatriz Bento (MG).
Experiências de Improvisação em Cena
A discussão será em torno da improvisação como proposição cênica. A mediadora desta mesa será Daniela Guimarães (MG/BA) e tem como participantes Camilo Vacalebre (IT), Jacyan Castilho (RJ/BA), Hugo Leonardo (BA) e Diogo Granato (SP).
Experiências no Encontro entre as Artes
O debate será sobre obras/autores/movimentos estilísticos no encontro entre distintos campos da arte. A mesa será composta por João Queiroz (RJ/MG), David Tygel (RJ) e Marcos Pimentel (MG) e terá Alexandre Molina (MG/BA) como mediador.
Workshops
Os workshops serão na parte da manhã no PINA - Ponto de Interação Nas Artes (Rua Cisneiros Guedes, 193 - Bairro Guanabara). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. É obrigatório colocar nome, contato, currículo (10 linhas), carta de intenção (10 linhas). A confirmação da inscrição também será por e-mail. Serão quatro workshops:
As Artes Cênicas e o Audiovisual, com Marcos Pimentel (MG) onde serão tratados os temas Mise-en-scène, performance e hibridismo no documentário contemporâneo. São 25 vagas.
Corpo, Palavra e Dramaturgia, que será ministrado por Jacyan Castilho (RJ/BA). O workshop pretende investigar as relações entre texto verbal e ações corporais na construção de uma dramaturgia. 20 vagas.
Movimento Inteligente, com Diogo Granato (SP). A oficina mistura Contato, Improvisação, Dança Acrobática, Parkour, Circo e Dança Contemporânea. Estão sendo disponibilizadas 20 vagas.
Corpo e Espaço Urbano, será ministrado por Líria Morays (BA) e que fará um mapeamento/experimento do espaço urbano como possibilidade de criação artística em dança, na composição em tempo real. 20 vagas.
 Intervenções artísticas pelas ruas de Cataguases
Para atrair a população e mostrar as artes em todos os pontos de Cataguases, três intervenções estão marcadas para acontecer nas ruas. E começa no primeiro dia do evento, 23 de maio. Um cortejo de abertura levará os participantes para conhecer a cidade. No último dia, domingo, 27 de maio, às 9h, na Praça Santa Rita, os alunos do workshop farão uma Jam session, sob a coordenação de Camilo Vacalebre, e vai acontecer uma sessão aberta de improvisação para artistas de diferentes linguagens.
Solos/Espetáculos
Vários espetáculos serão apresentados no II Forum Mostra Zap 123 e os solos prometem chamar a atenção. Como por exemplo o solo com Angel Vianna (MG/RJ), de 84 anos e referência no cenário da dança contemporânea brasileira. Tem ainda os solos com Jacyan Castilho (RJ/MG), Diogo Granato (SP), Hugo Leonardo (BA), Lucas Valentim (BA), Camilo Vacalebre (BA), Daniela Guimarães (MG/BA) e os integrantes do Projeto Café com Pão (MG). Os solos e espetáculos acontecem no Centro Cultural Humberto Mauro.
Filme
Um documentário sobre a beleza e a dor presentes no cotidiano de diferentes personagens relacionados ao universo do ballet e da dança será exibido no dia 24 de maio, quinta-feira, às 19:30h, no Centro Cultural Humberto Mauro. É o “Arquitetura do Corpo”, de Marcos Pimentel. Depois da sessão o diretor bate um papo com os participantes sobre o filme.
Shows
O palco para os shows de música será o Anfiteatro Ivan Muller Botelho, às 21h. Na sexta-feira, dia 25 de maio, tem “Baião de Duas”, com Maria Aída Barroso, Anna Quintão e percussão de Rogério Tumati. A apresentação é uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o Gonzagão. No sábado, dia 26 de maio, pela primeira vez por aqui, o artista paraibano Xisto Medeiros, que lança nas montanhas de Minas seu primeiro CD solo, apontado pela crítica como “uma obra prima da música paraibana”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: