Com o objetivo de promover um encontro que reúne artistas, pesquisadores, educadores e estudantes de artes em torno de atividades que enfocam a formação, reflexão, difusão e compartilhamento de experiências será realizado em Cataguases de 23 a 27 de maio, o
IIForum Zap 123. Organizado pela bailarina e coreógrafa Daniela Guimarães, a mostra será uma imersão no pensamento da Arte. A programação é extensa e inclui workshops, debates, espetáculos, intervenções urbanas,
jam session, mostra de vídeo e lançamento de livros. Todas as atividades são livres e gratuitas. No endereço
www.forumzap123.blogspot.com.br tem as informações detalhadas sobre o evento e como fazer para participar. O
II Forum Zap 123 é uma realização do Projeto Café com Pão Arte ConFusão e Cia Ormeo, apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Conheça as atividades do ForumMesas de DiscussãoAs mesas de discussão e debate acontecem no Centro Cultural Humberto Mauro (rua Cel. Vieira, 10 - Centro), na parte da tarde e estão divididas em três temas:
Experiências em Formação em DançaReúne reflexões/práticas em contextos de formação em dança onde o fazer artístico se torna fazer pedagógico. Contará com a mediadora Rita Aquino e a participação de Angel Vianna (MG/RJ), Miriam Gaspar (RJ/MG), Fernanda Belivacqua (MG), Daniel Marques (RJ/BA) e Beatriz Bento (MG).
Experiências de Improvisação em CenaA discussão será em torno da improvisação como proposição cênica. A mediadora desta mesa será Daniela Guimarães (MG/BA) e tem como participantes Camilo Vacalebre (IT), Jacyan Castilho (RJ/BA), Hugo Leonardo (BA) e Diogo Granato (SP).
Experiências no Encontro entre as ArtesO debate será sobre obras/autores/movimentos estilísticos no encontro entre distintos campos da arte. A mesa será composta por João Queiroz (RJ/MG), David Tygel (RJ) e Marcos Pimentel (MG) e terá Alexandre Molina (MG/BA) como mediador.
WorkshopsOs workshops serão na parte da manhã no PINA - Ponto de Interação Nas Artes (Rua Cisneiros Guedes, 193 - Bairro Guanabara). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail
[email protected]. É obrigatório colocar nome, contato, currículo (10 linhas), carta de intenção (10 linhas). A confirmação da inscrição também será por e-mail. Serão quatro workshops:
As Artes Cênicas e o Audiovisual, com Marcos Pimentel (MG) onde serão tratados os temas Mise-en-scène, performance e hibridismo no documentário contemporâneo. São 25 vagas.
Corpo, Palavra e Dramaturgia, que será ministrado por Jacyan Castilho (RJ/BA). O workshop pretende investigar as relações entre texto verbal e ações corporais na construção de uma dramaturgia. 20 vagas.
Movimento Inteligente, com Diogo Granato (SP). A oficina mistura Contato, Improvisação, Dança Acrobática, Parkour, Circo e Dança Contemporânea. Estão sendo disponibilizadas 20 vagas.
Corpo e Espaço Urbano, será ministrado por Líria Morays (BA) e que fará um mapeamento/experimento do espaço urbano como possibilidade de criação artística em dança, na composição em tempo real. 20 vagas.
Intervenções artísticas pelas ruas de CataguasesPara atrair a população e mostrar as artes em todos os pontos de Cataguases, três intervenções estão marcadas para acontecer nas ruas. E começa no primeiro dia do evento, 23 de maio. Um cortejo de abertura levará os participantes para conhecer a cidade. No último dia, domingo, 27 de maio, às 9h, na Praça Santa Rita, os alunos do workshop farão uma Jam session, sob a coordenação de Camilo Vacalebre, e vai acontecer uma sessão aberta de improvisação para artistas de diferentes linguagens.
Solos/EspetáculosVários espetáculos serão apresentados no II Forum Mostra Zap 123 e os solos prometem chamar a atenção. Como por exemplo o solo com Angel Vianna (MG/RJ), de 84 anos e referência no cenário da dança contemporânea brasileira. Tem ainda os solos com Jacyan Castilho (RJ/MG), Diogo Granato (SP), Hugo Leonardo (BA), Lucas Valentim (BA), Camilo Vacalebre (BA), Daniela Guimarães (MG/BA) e os integrantes do Projeto Café com Pão (MG). Os solos e espetáculos acontecem no Centro Cultural Humberto Mauro.
FilmeUm documentário sobre a beleza e a dor presentes no cotidiano de diferentes personagens relacionados ao universo do ballet e da dança será exibido no dia 24 de maio, quinta-feira, às 19:30h, no Centro Cultural Humberto Mauro. É o “Arquitetura do Corpo”, de Marcos Pimentel. Depois da sessão o diretor bate um papo com os participantes sobre o filme.
ShowsO palco para os shows de música será o Anfiteatro Ivan Muller Botelho, às 21h. Na sexta-feira, dia 25 de maio, tem “Baião de Duas”, com Maria Aída Barroso, Anna Quintão e percussão de Rogério Tumati. A apresentação é uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o Gonzagão. No sábado, dia 26 de maio, pela primeira vez por aqui, o artista paraibano Xisto Medeiros, que lança nas montanhas de Minas seu primeiro CD solo, apontado pela crítica como “uma obra prima da música paraibana”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE