Em 05/05/2012 às 19h03 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Farmácia Municipal de Ubá passa por mudanças para adotar o SIGAF


A Farmácia Municipal de Ubá  contabilizou, em março último, uma média diária de atendimento de 1500 usuários. Para atender a toda esta demanda conta com cinco guichês no balcão e mais dois internos. Com a implantação do Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF), por determinação do Governo Estadual, o atendimento ao público passou por mudanças “O SIGAF serve para o acompanhamento das entradas e saídas de cada unidade da rede Farmácia de Minas, detalhadamente, contendo as especificações de cada usuário e quantidades dispensadas”, informou Marília Gravina, Supervisora da Assistência Farmacêutica.
O SIGAF tem vantagens como o Banco de Troca, uma rede de comunicação entre os munícipios que viabiliza a troca de medicamentos em estoque, contribuindo para que todas as farmácias fiquem bem abastecidas. “O sistema veio informatizar o setor completamente e, em abril, 90% de todos nossos serviços já estavam inseridos no programa”, acrescenta Marília.
Para o funcionamento do SIGAF, todos usuários devem ser cadastrados. “Hoje, temos 35.879 cadastros completos no SIGAF, com todos os dados dos pacientes. É necessário que os usuários compreendam que o SIGAF veio para melhorar o sistema, apesar do processo de cadastramento que estamos vivenciando”, enfatizou a farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal, Patrícia Guilhermino.
“Com este programa a gente sabe onde reside cada usuário em Minas Gerais e, com isto, evitamos atender pessoas de outras cidades, já que a aquisição de medicamentos pelo município é per capita. Ou seja: as pessoas tem que buscar seus medicamentos em suas próprias cidades", diz Patrícia sobre este problema recorrente.
Os mesmos medicamentos fornecidos pela Farmácia Municipal são disponibilizados também nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, exceto os medicamentos de uso controlado, insulinas e insumos. A Farmácia Popular e drogarias credenciadas têm medicamentos para diabéticos e hipertensos gratuitamente. (Texto e fotos de Assessoria de Comunicação da PMU)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: