Em 05/05/2012 às 14h27 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou em todo o país neste sábado, 5, e irá até o dia 25 de maio. Todos os postos de saúde e a Policlínica Municipal de Cataguases estiveram abertos das 8 às 17 horas. O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza na população. Em Cataguases foram disponibilizadas mais de 12 mil doses a idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade e profissionais de saúde, segundo informou a enfermeira coordenadora da Unidade Básica de Saúde Irmã Brígida, do Bairro Popular, Kátia de Oliveira Lopes.
Trata-se de uma vacina trivalente, que protege contra três vírus diferentes, incluindo gripe sazonal, Influenza A, e H1N1. "Vacinar-se é muito importante. É um alerta e demonstra à população a preocupação do governo com a saúde. É necessário se prevenir", explicou Kátia, informando que já foi feito uma relação com os pacientes acamados. Os mesmos devem começar a receber visitas essa semana. A novidade deste ano, entretanto, é que a população prisional também vai participar da campanha, iniciativa que faz parte do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, executado em parceria entre os ministérios da Saúde e da Justiça.
Maria Aparecida Simões de Andrade, de 64 anos, chegou cedo ao posto de saúde. "Foi uma maravilha. Tomo todos os anos. Tenho problemas de sinusite e bronquite asmática. Depois que eu comecei a tomar a vacina melhorei muito, e demora bastante para precisar ir ao médico. Muita gente tem medo, mas todos deviam tomar", aconselha. Kátia completa dizendo que com o passar dos anos, dona Maria foi adquirindo resistência, o que contribuiu para a melhoria de sua saúde.
A vacina é contra indicada para quem tem alergia ao ovo e que apresentaram fortes reações adversas às doses anteriores. Para as pessoas com doenças agudas febris, é recomendado que se adie a vacinação até haver melhora. As crianças que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre uma e outra. (Texto e fotos: Diogo Andrade)
[caption id="attachment_7115" align="aligncenter" width="400" caption="A equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde do Bairro Popular vai vacinar os acamados a partir desta semana"][/caption]