Parte da Programação da Semana da Consciência Negra, que está em andamento em Cataguases, foi o lançamento do livro "Poesia e Preconceito - O Preconceito
nebula a Poesia e a vida de Cruz e Souza", ocorrido na noite desta quinta-feira, na Casa de Leitura "Ascânio Lopes", na Chácara Dona Catarina. A obra é de autoria de Maria Aparecida Filipe Ferreira, aluna do curso de Letras da FIC, que fez um estudo sobre o autor brasileiro, filho de escravos e primeiro poeta negro a despontar na literatura brasileira do século XIX.
Aparecida autografou a obra e falou um pouco sobre a vida deste poeta que, segundo revelou, "recebeu uma educação exemplar por parte do ex-patrão de seus pais, o marechal Guilherme Xavier de Souza". A partir daí ela falou sobre o forte preconceito com que teve que conviver durante quase toda sua vida. "Imaginem vocês como devia ser dificil para um negro, em pleno Século XIX, ser alfabetizado, culto e que falar vários idiomas". Ela disse que o livro surgiu por incentivo de seus professores Joaquim Branco e Anicézia Romanhol Bette e, principalmente, porque contou com o patrocínio da Lei Ascânio Lopes, de incentivo à Cultura.
Veja as fotos do lançamento (clique para ampliar)
[gallery link="file"]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE