No último dia 10 de março, um grupo de urologistas da Zona da Mata, formado por Walter Ritti e Marcos Chaves, de Cataguases, e pelos médicos Antônio Augusto, do Rio de Janeiro; José Ricardo Andrade e Fabrício Silveira, de Carangola; Carlos Augusto Koury, de Ubá, e Fabrício, de Além Paraíba, se reuniram no Hospital de Cataguases onde realizaram seis cirurgias de cálculo renal utilizando uma moderna técnica para tratamento de cálculos no interior do rim e no ureter.
Segundo Walter Ritti, "esta técnica é o que há de mais novo no tratamento de cálculos renais". A cirurgia, explica, é realizada através da uretra utilizando um ureterorrenoscópio flexível, que é um aparelho muito delicado, que chega dentro do rim, localiza o cálculo através de vídeo e em seguida, o pulveriza com raio laser e, esfarelado, é eliminado junto com a urina", revelou.
Walter Ritti destaca o apoio recebido do Hospital de Cataguases. "A administração do hospital, bem como sua equipe de enfermagem não mediram esforços para o sucesso deste encontro", revelou. Ele completou dizendo que no próximo dia 14 de abril nova rodada de cirurgias utilizando o laser para tratamento de calculos renais, "porque Marcos Chaves e eu estamos empenhados em trazer para Cataguases o que há de melhor e mais moderno em urologia para a nossa população", finalizou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE