As obras para a construção da ponte sobre o Rio Xopotó, em Guidoval, destruída com as chuvas que castigaram a Zona da Mata, em janeiro, estão dentro do cronograma acertado pelo Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER/MG). O contrato, assinado no dia 18 de janeiro, tem prazo previsto de cinco meses para a conclusão dos trabalhos.
A nova ponte de Guidoval terá 130 metros de comprimento por 11 de largura, com cinco metros de altura a mais e está sendo construída em local próximo a que havia anteriormente. Estão sendo investidos cerca de R$ 18 milhões, valor que também inclui a implantação de uma variante de 1,8 quilômetros que garante a mobilidade entre os dois lados da cidade.
Segundo o diretor de operações do DER/MG, Luiz Alberto Dias Mendes, tudo está acontecendo dentro do previsto. “Estamos cumprindo a etapa de fundação da ponte, faltando apenas à construção de dois pilares.” Para concluir essa fase é necessária a desapropriação de dois imóveis às margens do rio, e isso está programado para acontecer até o final da semana seguinte.
Para garantir a mobilidade dos moradores, o DER providenciou a melhoria dos acessos por estradas municipais e estaduais como alternativas de tráfego. A reconstrução imediata da ponte foi uma determinação do Governador Antônio Anastasia, em visita ao município. A força das águas destruiu além da ponte, casas, estradas e deixou famílias desabrigadas.
O município de Guidoval foi um dos mais castigados pelas fortes chuvas do final do ano, que derrubaram a ponte que existia no local. O Exército Brasileiro construiu uma ponte provisória para garantir o acesso à região e não interromper o fluxo de caminhões. (Fonte: Agência Minas e foto da Setop/Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE