"Essa é a razão da simpatia do poder e do algo mais que alegria" (Jorge Ben Jor in Spyro Gyro)
Esta frase do mestre Ben Jor poderia resumir o que foi o show de Tiê em Cataguases nesta noite de sexta-feira, 2. Mas, esta cantora paulistana cuja voz é quase um canto do pássaro que lhe dá o nome, ultrapassa esta afirmação do grande Jorge, que não foi feita para ela, evidentemente, pois não tem similaridade. Tiê, além de esbanjar doçura e meiguice por inteiro, para usar o jargão da moda, "canta muuiitoo!" O show é encantador e avassalador. Não pelos ritmos entoados, se bem que muitas vezes a vontade que dá é de sair requebrando pelo teatro, mas pelo conjunto letra, arranjos, melodia, harmonia, interpretação.
Personalidade. Sim, este também foi um show em que Tiê mostrou a que veio, logo no primeiro acorde, sozinha ao violão, banda ao fundo em silêncio, começa a dedilhar para, segundos depois começar "Passarinho", uma espécie de justificativa para seu nome, ou seria uma explicação? Veja o que diz um trecho da letra:
"Quando mamãe olhou pra mim, ela foi e pensou/Que um nome de passarinho me encheria de amor". Emendou "Na Varanda da Liz", música homenagem à filhota até fazer uma homenagem a Adoniran Barbosa, que certamente o emocionaria, com a canção "Com a Corda Mi" que o sambista paulistano fez em homenagem à sua esposa.
Rainha da simpatia, Tiê não polpou o público de seus recados, piadas e diálogos como o que ela revelou suas impressões sobre Cataguases. "Você estão de parabéns pela cidade. Andei por aqui hoje, já que chegamos cedo, e gostei muito do que vi. Fiz até umas comprinhas", confessou arrancando risos da plateia. Também comentou sobre a temperatura elevada, o apito do trem que ela pensou fosse de um bondinho, até chamar a plateia para cantar com ela a brega "você não vale nada mas eu gosto de você", mas num ritmo flamenco e único. Um espetáculo!
Tiê conquistou o público com seu jeito meigo de cantar, sua voz deliciosa de ouvir e um repertório com letras intensas. Um presente para o público que lotou o anfiteatro Ivan Müller Botelho, e mais um ponto para o sempre antenado Fausto Menta, responsável pela escolha dos artistas que vão se apresentar em Cataguases, e cujo bom gosto se supera a cada apresentação. E vamos aguardar, o show de logo mais, com Tulipa Ruiz, despejando seu talento na cidade.
Veja agora as melhores imagens do show captadas pelo olhar sensível e atento de Lilian Donofre, em trabalho especial para o Site do Marcelo Lopes. Clique sobre as fotos para ampliar.
[gallery link="file" order="DESC"]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE