Em 29/02/2012 às 10h39 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vereadores de Cataguases estão perto de acabar com o voto secreto


Uma iniciativa do vereador Guilherme Valle de Souza e que recebeu apoio verbal de outros nove vereadores pode levar a Câmara Municipal de Cataguases a acabar com as votações secretas. Neste sentido, Guilherme deu entrada na sessão desta terça-feira, 28, com um Projeto de Resolução e outro de Emenda a Lei Orgânica do Município de Cataguases. Após sua apresentação, o vereador lembrou que por se tratar de emenda à Constituição do Município sua iniciativa precisava receber assinatura de mais dois vereadores. Nove colegas se prontificaram a assinar o referido texto.
De acordo com o vereador autor do projeto, o voto secreto "é um resquício da ditadura e hoje nossos eleitores, a quem representamos, querem transparência de nossas ações e, por isso, este modelo de voto não se encaixa mais neste contexto", explicou. O vereador Vanderlei Pequeno elogiou a iniciativa e revelou que também estudava fazer a mesma proposição, acrescentando que esperava ver também uma alteração no Regimento Interno da Câmara. Outro vereador que também apoiou o projeto mas que pediu cautela foi Vicente Paulo Dias. "Sou favorável, mas acho que temos que promover um debate profundo a este reseito aqui nesta Casa sobre o tema", salientou.
O projeto, agora, foi encaminhado às comissões para análise e também será levado ao Procurador do Legislativo que vai se posicionar sobre sua constitucionalidade e, em seguida, será levado à votação em plenário que deverá acontecer em dois turnos, por se tratar de emenda à Lei Orgânica do Município. Caso seja aprovado, o Legislativo de Cataguases será um dos primeiros no país a extinguir a prática do voto secreto em sua rotina. Esta medida, no entanto, ainda não foi adotada na Câmara dos Deputados nem no Senado Federal, apesar de uma pesquisa feita em outubro de 2011, entre os internautas no site do Senado, revelar que 96% são favoráveis ao fim do voto secreto.
 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: