A Escola Estadual Marcos Aurélio Monteiro de Barros do distrito de Providência, em Leopoldina, confirmou sua participação na edição do Parlamento Jovem de Minas 2012. Segundo o vice-diretor da instituição, Gustavo Teixeira Araújo, os alunos estão bastante entusiasmados com este projeto que a Câmara de Vereadores vai implantar neste ano. “Educação Cidadã” foi escolhido como tema do Parlamento Jovem. A etapa municipal aborda questões que subsidiarão as propostas de ação para o poder público, que serão apreciadas no final do mês de junho, em Plenária na ALMG.
O Parlamento Jovem foi criado em 2004 pela Escola do Legislativo da Assembleia de Minas e pela PUC Minas, para dar aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros uma oportunidade de participação direta no Parlamento mineiro. Seus objetivos são estimular a formação política dos jovens, conduzí-los a um exercício de participação democrática nas questões relevantes para comunidade, propiciar-lhes um espaço para vivência em situações de ensino e pesquisa e, ao mesmo tempo, incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de Educação para a Cidadania.
Em 2010, o projeto foi estadualizado e ganhou a parceria de vinte câmaras municipais mineiras, que passaram a mobilizar escolas do ensino médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil em suas regiões, formando assim uma extensa rede de educação legislativa em todo o Estado. (Por: Wendell Nogueira – Assessoria de Comunicação da CML)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE