A Prefeitura Municipal de Ubá, através da Empresa Municipal de Habitação e do Bem Estar Social (EMUHBES), realizou recentemente, no Plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública para apresentação e aprovação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que é um diagnóstico da questão habitacional em Ubá.
O urbanista e arquiteto Humberto Carneiro, da CRB Arquitetos, empresa responsável pela elaboração do Plano, apontou as necessidades habitacionais e as potencialidades levantadas no Diagnóstico. De acordo com o técnico, Ubá tem hoje um déficit habitacional de 1.592 unidades, além da necessidade de realocação de 640 moradias situadas em áreas de risco.
O Plano Local de Habitação de Ubá também destacou a necessidade de urbanização de assentamentos precários e regularização fundiária, especialmente nos bairros Santa Rosa, Pires da Luz, São Domingos, São João, Peluso, Cristo Redentor, Palmeiras, Vila Casal, Morro do Querosene, Ponte Preta, Olaria, Meu Sonho, Mangueira Rural e os distritos de Ubari, Miragaia e Diamante.
A partir deste Diagnóstico, levando em consideração as estimativas e perspectivas de crescimento da cidade para os próximos anos, bem como a capacidade administrativa e financeira do poder público municipal, o Plano foi elaborado para ser cumprido nos próximos 24 anos, com a finalidade de promover políticas públicas de habitação, voltadas principalmente para a população de baixa renda.
Após a audiência, a Diretora da EMUHBES, Maria do Carmo Santos falou: “Temos um grande desafio pela frente e o êxito na execução do Plano Local de Habitação depende da união de esforços dos agentes públicos, do Conselho de Habitação e da iniciativa privada”. (Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE