Em seu quinto ano de atividade, o projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem como objetivo sensibilizar comunidades de municípios onde o Grupo Votorantim atua sobre a importância da educação, a partir do engajamento da empresa, sociedade e poder público. A iniciativa é constituída de quatro ciclos, que correspondem aos trimestres do ano, e apoia as diretrizes previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.
O primeiro ciclo começou no último dia 13 com uma Oficina de Formação cujo público são os funcionários do Grupo Votorantim que atuam como mobilizadores nos municípios. A diretora do Instituto Votorantim, Celia Picon, que abriu as atividades da Oficina, reafirmou a relevância de formar os funcionários: “As pessoas precisam entender a importância da educação, ver que faz sentido, para agir nessa direção”, explicou.
Este ciclo tem como tema “Planejar para começar com o pé direito” e serve de inspiração para os conteúdos a serem debatidos nas reuniões com o grupo de Mobilização Interno (funcionários) e Externo (agentes-chave da comunidade); o grupo de Gestão Pública (composto por profissionais das Secretarias Municipais de Educação) e o novo grupo de Gestão Escolar (formado por diretores e coordenadores das escolas).
Das reuniões resultarão os planos de ação, organizados cronologicamente para atender os diferentes públicos e mobilizar toda a comunidade em prol da melhoria da educação. Outra grande ação para este ano é a realização da 4ª edição do “Concurso Tempos de Escola” nos 35 municípios participantes do PVE.
O segundo ciclo terá início em abril e compreenderá iniciativas relativas à valorização do aluno. No terceiro ciclo, previsto para julho, serão trabalhadas questões focadas na valorização do professor. Em outubro, será iniciado o quarto e último ciclo com base no envolvimento de toda a comunidade com a causa, que resultará na realização de Fóruns Municipais de Mobilização.
Principais resultados de 2011 - Mais de 2.900 alunos foram sensibilizados sobre a importância dos estudos por meio da terceira edição do Concurso de redações Tempos de Escola. Outro destaque foi a disseminação da temática da educação nas redes sociais. O Blog Educação, uma das principais ferramentas de comunicação do projeto, ampliou em 15% o número de acessos e o Twitter aumentou em 200% seus seguidores no período.
Com a iniciativa, a gestão da educação tem sido pauta frequente nos municípios beneficiados, a partir do engajamento de gestores, agentes-chave e mobilizadores, fortalecimento de Conselhos Municipais de Educação, elaboração e aprimoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), criação de fóruns locais para debate sobre a temática e maior participação das famílias na vida escolar dos filhos.
A metodologia do projeto Parceria Votorantim pela Educação foi reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada.
Aqui na região, apenas Miraí, será apoiado pelo projeto. Curiosamente, Itamarati de Minas, Descoberto e São Sebastião da Vargem Alegre, onde a empresa também atua, não foram incluidos.
O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. Sua criação veio fortalecer sinergias entre as empresas, além de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade. O Grupo está presente em mais de 300 municípios em todo o Brasil, e o Instituto Votorantim desenvolve um trabalho focado no desenvolvimento local sustentável das comunidades com as quais se relaciona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE