Uma caravana de fiéis sai logo mais da Igreja da barra, em Muriaé com destino a Miraí levando a réplica da Cruz da Jornada da Juventude e o Ícone Mariano. Os símbolos católicos chegaram ao Brasil em meados de setembro, e devem visitar mais de 270 cidades brasileiras até 2013. Com quase quatro metros de comprimento, a Cruz foi um presente do beato Papa João Paulo II à juventude, na década de 80 e, desde 1984, tem sido levada para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), juntamente com o Ícone, também ofertado pelo já falecido Papa.
De acordo com informações prestadas pelo Santuário de Santa Rita de Cássia, a Peregrinação da Cruz na Forania de Cataguases, nome dado às cidades que integram uma região, se inicia nesta quinta-feira, 23, em Miraí, e de lá segue para São Sebastião da Vargem Alegre e Distrito de Dores da Vitória. No dia 4 de março, será celebrada uma missa para transferir os símbolos para a Paróquia situada na cidade de Santana de Cataguases onde permanecerão até o dia 11 daquele mês.
Em Cataguases, a Cruz e o Ícone Mariano chegarão, primeiramente, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no dia 11 de março e lá ficarão até o dia 18 do mesmo mês. A próxima parada dos símbolos católicos será no Santuário de Santa Rita de Cássia, onde serão recebidos por fiéis, no dia 18 e lá permanecerão até o dia 25 de março. Em seguida seguem para as paróquias Imaculada Conceição e São Cristóvão, ficando até o dia 1º de abril. De acordo com a programação a próxima paróquia a receber a Cruz e o Ícone será a de São José Operário onde ficarão até o dia 8 daquele mês.
De 8 a 15, os símbolos estarão na Paróquia de Itamarati de Minas; de 15 a 22 de abril na Paróquia de Dona Eusébia; de 22 a 29 de abril na Paróquia de Astolfo Dutra e no dia 29 de abril a Cruz será entregue pela Forania de Cataguases aos representantes da Forania de Ubá, durante a festa do Bom Pastor que vai acontecer em Leopoldina.
A Cruz e o Ícone Mariano estarão presentes na Jornada Mundial da Juventude, encontro previsto para acontecer no ano de 2013, no Rio de Janeiro, durante a visita do Papa Bento XVI e de representantes jovens de diversos países. Como não há tempo hábil para os ícones verdadeiros percorrerem todas as cidades do Brasil foram feitas réplicas abençoadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE