Um grande número de pessoas resolveu aproveitar a presença do Sine Móvel em Cataguases para tirar carteira de identidade. Isto surpreendeu as autoridades municipais e também a equipe da Polícia Civil responsável pelo serviço. Na manhã desta quarta-feira, 25, os secretários municipais Newton Dutra, de Desenvolvimento Econômico, e o de Cultura, Esportes e Turismo, José Vitor Lima, acompanharam o início dos trabalhos. "Viemos ajudar a orientar as pessoas sobre como proceder e estamos explicando que o atendimento será feito inicialmente para os que receberam senha", informou José Vitor. Já Newton Dutra acrescentou que a equipe ficará em Cataguases também nesta quinta-feira, 26, "quando deverão ser atendidas mais duzentas pessoas", revelou.
O serviço de emissão de carteira de identidade está sendo realizado no Cine Edgard atendendo as pessoas que receberam senha na terça-feira, 24, explicou José Vítor. "Todos que apresentarem a senha serão atendidos", garantiu José Vitor. A reportagem do Site do Marcelo Lopes apurou que a demanda reprimida por carteiras de identidade em Cataguases foi um dos motivos que levou a população até à Praça Rui Barbosa neste período. O município emite, por semana, cerca de 80 carteiras de identidade, número considerado muito inferior ao mínimo necessário. Além disso, muitas pessoas das cidades vizinhas como Santana de Cataguases, Itamarati de Minas, Astolfo Dutra, Miraí e Leopoldina, estão em Cataguases usando este serviço para também obter o referido documento.
Patrícia Cançado, uma das responsáveis pela equipe do Sine Móvel, em Cataguases, informou no início da tarde, que os serviços de emissão de certidões e de Carteira de Trabalho também serão realizados nesta quinta-feira, 26, "porque transferimos o atendimento em Dona Eusébia para sexta-feira, 27, e sábado, 28, visto que a demanda aqui, por ser uma cidade maior, é bastante acentuada". Estes serviços, aliás, transcorrem, ainda segundo ela, dentro da normalidade. As carteiras de identidade serão entregues posteriormente (o prazo médio é de trinta dias). Já as carteiras de trabalho são entregues na hora, e para se obter as certidões, os interessados recebem um documento que deverá ser levado ao Cartório de Registro Civil para ser emitida a segunda via, gratuitamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE