Os foliões cataguasenses podem se preparar para a folia porque a programação do carnaval deste ano em Catag
uases vai exigir muita resistência. A Secretaria Municipal de Cultura, através do secretário José Vitor Lima, recebeu a reportagem do Site do Marcelo Lopes na tarde da última segunda-feira, 23, para divulgar a programação da festa mais popular do país.
A folia começa bem cedo, na terça-feira, 14, quando o bloco caricato "Pagando Bem Que Mal Que Tem?", do sempre animado Aluísio Fachini e a sua esposa Norma, abre informalmente os festejos de Momo desfilando na Avenida Astolfo Dutra: Criado em 2009, o bloco reúne, basicamente, os amigos do casal "mas hoje conta também com os amigos dos amigos", explica Aluísio, acrescentando ter criado o bloco exatamente para a gente começar a brincar o carnaval mais cedo e deixar as pessoas no clima da festa".
No dia seguinte, 15, é a vez do Bloco da OAB que promete fica concentrado na AABB, com muita música, fantasia e animação. Na quinta-feira, 16, a agenda está cheia com o desfile do Bloco da Alzira, o já tradicional Bloco do Clube do Remo, com seus muitos participantes e, ainda, o Bloco da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na sexta-feira, 17, desfila na Avenida Astolfo Dutra a Escola de Samba Mirim, da Secretaria Municipal de Educação e o Bloco do Hospital de CAtaguases.
O Secretário de Cultura, José Vítor Lima, revela que todos estes blocos vão desfilar acompanhados por um carro de som e ainda prevê a realização de shows de pagode na própria Avenida durante após o desfile destes blocos. Na sexta-feira, 17, porém, após a passagem dos caricatos acontecerá, na Praça Rui Barbosa, o primeiro baile caranvalesco com a banda Mania de Axé.
No sábado de carnaval, a partir das 20 horas vão desfilar os blocos caricatos oficiais na seguinte ordem: "Nóis trabaia mais si diverti", "Amigos do Rei", "Sem Preconceito" e "Vida do Morro". Logo após, na Praça Rui Barbosa, baile popular com a Banda Kebraê.
O domingo de carnaval vai ter, pela primeira vez, o desfile no final da tarde e início da noite, do bloco do "Seca Copo", que vai sar da Vila Domingos Lopes até a Passarela do Samba Expedito Liberato. À noite, a partir das 20 horas, desfilam o "Bloco do Rebenta", "Bloco da Pazinha", "Bloco Marajá" e "Bloco Metanol". À meia noite, na praça Rui Barbosa, a Banda Kebraê faz a sua segunda apresentação no carnaval cataguasense.´
O retorno das escolas de samba da cidade acontece na segunda-feira, 20, às oito da noite, quando vão desfilar a Escola de Samba Portela, do Bairro Leonardo, e a Escola de Samba Unidos da Taquara Preta, do bairro de mesmo nome. À partir da meia noite, na praça Rui Barbosa, baile com a banda Auê. Encerrando as festas de Momo, a terça-feira gorda vai contar com o desfile dos blocos caricatos campeões e o baile popular com a Banda Sensação, na Praça Rui Barbosa.
Vitor revela a infraestrutura do Carnaval 2012: "vamos ter um sistema de sonorização ambulante como um mini trio elétrico, banheiros químicos, tendas em caso de chuva e serviço de segurança". Além disso o evento vai contar com o apoio da Polícia Militar, acrescenta. O Secretário de Cultura informa também que os distritos farão a sua própria programação de carnaval.
De acordo com José Vitor, a expectativa para este carnaval é a melhor possível porque "estamos recuperando a cada ano o nosso carnaval. Neste sentido, este ano, estamos buscando qualidade com as bandas que vão se apresentar durante a folia e conseguimos a participação de duas escolas de samba", disse. Para o Secretário de Cultura, o trabalho de resgate do Carnaval em Cataguases é lento, mas "consistente" e em breve "voltaremos a ter um carnaval de alto nível como no passado", garante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE