O rio Pomba está com 4,60 metros acima do nível e, portanto, reduzindo seu volume e, vagarosamente, voltando para a sua calha, conforme informou a Defesa Civil Municipal em Cataguases, pouco depois das 19 horas. Também agora no inicio da noite, o Coordenador da Estadual de Defesa Civil (Cedec), coronel Luis Carlos Martins, em visita à cidade, reuniu-se com o prefeito Willian Lobo de Almeida em seu gabinete, acompanhado dos prefeitos de Astolfo Dutra, Arcílio Venâncio e o de Dona Eusébia, Itamar Ribeiro. Junto com o Coronel Martins, estava o assessor do Governador Antônio Anastasia, José Emílio Afonso.
O Coronel Martins fez esclarecimentos a respeito das ações da Defesa Civil no Estado e sobre procedimentos a serem adotados para a recuperação das cidades atingidas pela enchente, como foi o caso de Cataguases e de Dona Eusébia. Em entrevista coletiva à imprensa, Martins também falou sobre a previsão do tempo para os próximos dias, revelando que estudos meteorológicos feitos para a Defesa Civil de Minas apontam para uma melhoria das condições climáticas, "devendo a chuva dar uma trégua na região por um período estimado de 15 dias", disse.
Situação das estradas da região
Estão interditadas totalmente as seguintes rodovias estaduais: MG-447, entre Guiricema e Miraí; MG-265, entre Além Paraíba e Volta Grande; BR-356, entre Muriaé e Ervália; e MG-285 no quilômetro 60 em Cataguases. Já a BR-116, em Além Paraíba, está totalmente interditada. Segundo o Dnit, a ruptura total de um bueiro causou a situação. Há passagem apenas para carros de passeio pelo acesso ao distrito de Marinópolis, onde existe uma ponte municipal em condições precárias. A previsão do departamento é de que o reparo seja feito ainda esta semana, caso haja estiagem.
Algumas rodovias também estão parcialmente interditadas. Com trânsito em meia pista estão a MG-447, no quilômetro 101, em Cataguases e nos quilômetros 62 e 91, entre Cataguases e Miraí. Na LMG-860 no quilômetro 1 em Guarani e na MG-126, nos quilômetros 43 e 44, em Bicas. Na LMG-874, entre os quilômetros 5,5 e 7, no município de Matias Barbosa. Próximo ali, no quilômetro 12, a queda de uma barreira deixa a pista em interditada parcialmente. Entre Miraí e Muriaé, o tráfego está sendo feito em meia pista. Na MG-126, no quilômetro 5, em rio novo, também só passa um carro por conta de obra para recuperar parte do asfalto que cedeu. Na BR-356, entre Ervália e Muriaé, só passam carros de passeio, também por conta de deslizamentos. A orientação é passar por Rosário da Limeira. E por fim, na BR-267, em Guarará, o trânsito também está em meia pista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE