A reportagem do Site do Marcelo Lopes percorreu na tarde desta terça-feira, 3, o comercio da cidade atingido pela enchente e que já tinha se livrado da água, para registrar a situação pós-cheia. Registrou em fotos, não apenas as dezenas de lojas sendo limpas mas, e principalmente, a disposição de comerciantes e funcionários para superar o trauma, a correria e o prejuízo provocado pela água que entrou sorrateira em cada estabelecimento. Agora poderão reabrir suas portas nesta quarta-feira, 4, e recomeçar. A boa notícia é que nenhum dos comerciantes desta reportagem teve perda de mercadoria.
A tarde foi de limpeza também para as equipes da Prefeitura, que logo depois do almoço começaram o trabalho na Ponte Metálica e em parte da Praça Governador Valadares, já que na região da Praça Chácara Dona Catarina a água ainda ocupava boa parte do lugar e rua adjacente. Segundo informou o Secretário Municipal de Administração, Jesusimar Dornelas todos os esforços estão sendo feitos para lmpar a cidade o mais depressa possível. "Nosso lema agora é: a rua está sem água, a gente entra limpando", explicou. Ele revelou também que a prefeitura solicitou caminhões, ferramentas e outros equipamentos de empresas para auxiliar neste trabalho. "Além disso, estamos alugando veículos e máquinas pesadas como retroescavadeiras para agilizar o serviço", completou.
ESTADO DE CALAMIDADE E VISITA DO VICE-GOVERNADOR
Às 18 horas desta terça-feira, 3, o rio Pomba estava com 6,70 metros acima do seu nível e a expectativa da Defesa Civil é a de que a cidade esteja sem água nas ruas ainda no meio desta noite.
O Programa Revista do Rádio, do jornalista Jorge Fábio, na Rádio Cataguases AM, divulgou a visita a Cataguases, nesta quarta-feira, 4, do Vice-Governador de Minas, Alberto Pinto Coelho. Deverá chegar pela manhã e vai conhecer os estragos provocados pela enchente.
O Secretário de Administração Jesusimar Dornelas acabou de confirmar para o Site do Marcelo Lopes que o Prefeito William Lobo de Almeida decretou "Estado de Calamidade Pública" em Cataguases, tomando por base os relatórios recebidos com os danos causados pela chuva no município, explicou.
Em comunicado divulgado pela Assessora de Comunicação da Prefeitura de Cataguases, Luciana Mendonça de Melo, além de informar a decretação do Estado de Calamidade Pública, o texto acrescenta: "São 850 pessoas desabrigadas, cerca de 8 mil desalojadas e aproximadamente 30 mil pessoas afetadas pela enchente que atingiu Cataguases ontem e continua hoje, 3 de janeiro. Estes são os dados estimados para a Notificação Preliminar de Desastres (Nopred), documento elaborado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, com a participação do coordenador, Carlos Pires, do Secretário de Administração, Jesusimar Dornelas, do Secretário de Assistência Social, José Fernando Milane, do Sargento Filho (Corpo de Bombeiros de Ubá) e do Sargento Emerson (Polícia Militar de Meio Ambiente de Cataguases). O Nopred informa também os danos a residências e a coisas públicas, como a ponte de Itapira, que dava acesso a uma comunidade rural próxima a Sereno e foi levada pela enchente".
Veja as fotos de Cataguases nesta tarde de terça-feira, 3 de janeiro de 2012 e da limpeza no comércio.
[gallery link="file" order="DESC"]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE