Os moradores fizeram diversas sugestões de obras, mas a definição será no dia 26 de abril
Download
MATÉRIA ATUALIZADA - Ficou para o dia 26 de abril, sexta-feira, a definição sobre a aplicação da verba de R$ 100 mil no Bairro São Diniz. O recurso foi destinado àquela localidade pela Faculdade Sudamérica após obter o direito de uso do antigo sítio do Idaic onde está instalando um hospital veterinário que será utilizado por seus alunos do curso de Medicina Veterinária. Por determinação da Câmara Municipal à época da aprovação de cessão de uso do sítio, a Sudamérica se comprometeu a dar uma contrapartida em dinheiro à comunidade para investimento no próprio bairro cabendo à ela escolher o que será feito.
Para começar a definir a aplicação deste dinheiro o presidente do Legislativo Municipal, vereador Ricardo Dias, realizou a primeira sessão ordinária itinerante desta legislatura na Escola Municipal Manoel Dutra de Siqueira, localizada naquele Bairro, na noite desta terça-feira, 26 de março, que teve casa lotada e muita participação do público. Resumindo: não faltaram sugestões, opiniões e críticas à situação de abandono porque passa o São Diniz. A impressão que se teve durante a reunião é de que se o recurso for multiplicado por dez, ainda assim, será insuficiente para sanar as enormes carências daquela comunidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em resumo foram sugeridos asfaltamento de rua, construção de uma quadra poliesportiva, de uma sede para a Associação de Moradores, cobertura para a área externa da escola onde acontecia a sessão, construção de muro de arrimo em residências, reforma em residência que supostamente corre o risco de desabar, colocação de meios fios em toda a extensão da rua entre o Posto Pampulha até o São Diniz bem como a construção das respectivas calçadas, inclusive com sugestão para que a Prefeitura entre com mais recursos para que sejam feitas mais obras no lugar, entre outras proposições, além, é claro, de críticas aos vereadores que segundo os moradores do Bairro "só aparecem aqui na véspera da eleição", o que foi reconhecido por vários deles que se desculparam com a promessa de visitarem o São Diniz mais vezes.
Por fim, o secretário da Câmara, vereador Vinícius Machado, agendou a data da Audiência Pública que vai definir, por meio de votação dos moradores do Bairro São Diniz, o destino dos cem mil reais. O dia 26 foi escolhido por cumprir os prazos legais e também porque atende ao desejo dos moradores de que a Audiência aconteça em uma sexta-feira. Vinícius explicou que somente poderão votar os moradores do Bairro que deverão comparecer na Câmara Municipal munidos de documento. No dia da votação haverá uma lista com as principais reivindicações feitas na sessão desta terça-feira. Aquela opção que receber mais votos será a vencedora. Antes disso, o setor competente da Prefeitura vai fornecer uma relação com as obras possíveis de serem realizadas no Bairro por até R$ 100 mil.
Ministério Público esclarece
O Promotor de Justiça e Urbanismo da Comarca de Cataguases, Gustavo Garcia Araújo, após ler a matéria publicada neste site, manifestou-se a respeito no sentido de reiterar que este valor não pode ser utilizado em "ambiente privado". Ele explicou estarem afastadas as possibilidades de aplicar os cem mil reais na construção de muro de arrimo em residência, bem como calçadas em algumas residências também "não seria viável, porque traria uma melhoria específica para aquela residência", disse Gustavo. E reiterou: "Deve ser feito alguma coisa que alcance toda a comunidade". Aquele Promotor ainda esclareceu que eventual imóvel que esteja correndo risco de desabar ou precisando de muro de arrimo seu proprietário deve procurar a Secretaria de Assistência Social para que seus técnicos verifiquem se os moradores estão incluídos em alguma norma permissiva dessa ajuda. E completa: "o recurso tem que ser aplicado em algo que traga melhoria para o Bairro e não para alguns de seus moradores", disse.