A primeira etapa da licitação aconteceu nesta quinta-feira, 14 de fevereiro
Download
A Prefeitura de Cataguases realizou na manhã de quinta-feira, dia 14 de fevereiro, licitação na modalidade de tomada de preços para obras e serviços de engenharia, com o objetivo de contratar uma empresa especializada para realizar o serviço de consultoria em engenharia de transporte, visando estudo técnico para reestruturação do sistema de transporte coletivo em Cataguases. Na prática, o município vai atender a uma recomendação do Ministério Público com a finalidade de melhor adequar o sistema de transporte da cidade à sua realidade e à necessidade do usuário.
A abertura de envelopes com as documentações das empresas participantes aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal sendo conduzida pelos membros da comissão de licitação. Foram credenciadas sete empresas: Via 11 Engenharia de Segurança Viária Ltda, Locale Trânsito e Transporte, IMTRAFF – Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda, Tecnotran Engenheiros Consultores Ltda, Planum – Planejamento e Consultoria Urbana Ltda, Engepat Engenharia e Avaliações Ltda e Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados. Além de representantes das empresas, compareceram o assessor jurídico Soumet Spínola, a coordenadora de Licitação, Marcela Souza Oliveira, o coordenador da Catrans, Bruno de Castro Cunha, e a fiscal de postura Vânea Silvério, além de representantes de empresas de transporte coletivo da cidade.
Conforme explicou a coordenadora de Licitações, Marcela Oliveira, após essa fase, a comissão concedeu prazo de cinco dias úteis para abertura de possíveis recursos por parte das empresas interessadas. Após esta etapa, a comissão de licitação vai publicar novo edital marcando a data para a abertura dos envelopes com as propostas. A vencedora será a empresa que atender a todos os requisitos da habilitação e apresentar o melhor preço. A fiscal Vânea Silvério lembrou que a empresa que for contratada fará um amplo estudo do sistema de transporte público da cidade, inclusive visando sua padronização. "Hoje temos ônibus com entrada na parte dianteira e também na parte traseira. Isso precisa ser definido para não confundir o usuário", explicou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo ela, Cataguases é uma das cidades da região com maior número de linhas de ônibus por número de habitantes. "Viçosa, por exemplo, tem dezoito linhas de ônibus. Nós temos 35. É preciso levantar se esse número não está sendo excessivo, porque às vezes ter muitas linhas não significa ter um serviço de qualidade. E é a qualidade do serviço do transporte coletivo o que buscamos", concluiu.