Fausto Menta revelou que a Avenida Astolfo Dutra terá infraestrutura básica para receber os foliões que forem desfilar
Download
Cataguases não vai realizar o Carnaval 2019. A informação foi divulgada no começo da tarde de sexta-feira, 08 de fevereiro, em comunicado oficial no Facebook da Prefeitura. A alegação é a falta de verbas para a realização dos festejos momescos, tendo em vista a crise enfrentada pela administração municipal que, desde o ano passado, não vem recebendo com regularidade os repasses do governo estadual referentes aos impostos do município, como ICMS, Fundeb, Piso de Assistência Social, entre outros.
Conforme destacou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, não existe verba carimbada para a realização da festa. "O Carnaval é realizado com recursos próprios da Prefeitura que, no momento, está utilizando esta fonte de renda para outras despesas, como pagamento da folha de pessoal, de fornecedores e execução de serviços essenciais", explicou. Ele também lembrou do decreto que foi assinado pelo Prefeito Willian Lobo em novembro do ano passado, determinando emergência financeira no município por 120 dias, período este que compreende também o Carnaval. "O decreto impossibilita a contratação de novas despesas e a realização de eventos com recursos públicos", esclareceu.
No entanto, Fausto Menta garantiu que quem desejar desfilar na tradicional passarela do samba da Avenida Astolfo Dutra, seja bloco, folião ou alguma agremiação, vai contar com o apoio de sua pasta. "Durante o período carnavalesco não mediremos esforços para deixar o local iluminado, limpo e com gradil de proteção no entorno do córrego lá existente", afirmou. Ele lembrou ainda que outras cidades da região, que também estão passando pela mesma situação de Cataguases, decidiram pela não realização do evento, como é o caso da vizinha Leopoldina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia abaixo a nota publicada nesta tarde pela Prefeitura:
"Neste ano não realizaremos o Carnaval. Cataguases está vivendo uma crise financeira, assim como os demais municípios mineiros, que não têm recebido seus repasses do Governo de Minas em dia. A dívida do estado com o nosso município já ultrapassa R$ 20 milhões. Como é de conhecimento geral, decretamos no final do ano passado estado de emergência financeira, o que impede a contratação de novas despesas e a realização de eventos com verbas públicas, entre outras medidas de economia. Informamos ainda que o carnaval é realizado com recursos próprios do município, uma vez que não há verba específica para esta finalidade, e os mesmos já estão comprometidos com outras despesas. Ainda assim, o Secretário de Cultura, Fausto Menta, informa que a prefeitura vai colaborar com a logística para os blocos ou foliões que desejarem festejar o evento, disponibilizando a iluminação da avenida Astolfo Dutra, limpeza da mesma e, por medida de segurança, o isolamento das margens do córrego Lava-Pés."