Os interessados têm até o dia 03 de fevereiro para se inscreverem no programa
Download
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado para conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas. A Faculdade Sudamerica oferece nesta seleção 28 vagas.
O programa foi criado em 2004 pela Medida Provisória nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096/2005. Ele surgiu da necessidade de uma política pública direcionada à garantia do acesso e permanência de jovens de baixa renda ao ensino superior.
A seleção para o Prouni é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso obter no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota superior a zero na redação.
As inscrições são feitas através do site do Prouni. Depois, são divulgados os resultados da primeira chamada. Os estudantes selecionados devem comparecer às instituições para fazer a matrícula.
Se ainda houver vagas, é realizada uma segunda chamada, e depois uma lista de espera. Por último, são abertas as inscrições para as bolsas remanescentes.
Na Sudamérica as vagas estão assim distribuídas:
Ciências Contábeis: 6 vagas; Direito: 6 vagas; Educação Física: 12 vagas; Fisioterapia: 4 vagas.
Para procurar a Faculdade Sudamerica no portal de inscrições do ProUni, se a busca for por instituição, digite Sudamerica; se for por cidade, Cataguases e se for por curso, digite o curso de sua preferencia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para participar do Prouni, é obrigatório ser estudante brasileiro e não possuir diploma de curso superior. Além disso, é preciso cumprir as exigências abaixo:
Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública. Ter feito todo o ensino médio em escola da rede privada, como bolsista integral da própria escola. Ter feito parte do ensino médio em escola da rede pública e parte em escola da rede privada, como bolsista integral da própria escola privada. Ser pessoa com deficiência. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Quem deseja concorrer a uma bolsa integral (100%), precisa ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para concorrer a uma bolsa de 50%, a renda familiar mensal bruta deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Mesmo que você comprove um dos itens acima, como portador de deficiência, você ainda deve comprovar a sua renda familiar bruta per capita.
Para você conseguir concorrer a uma bolsa integral, ou seja, com 100% de desconto, sua renda familiar bruta per capita deve ser menor que 1, salário mínimo.Para uma bolsa parcial, ou seja, com 50% de desconto, sua renda familiar bruta per capita deve ser entre 1,5 salário mínimo e 3 salários mínimos.
Mas como calcular a renda per capita?
Basta você somar a renda individual de cada membro da sua família, ou seja, das pessoas que moram na mesma casa. Depois, é só dividir este valor pelo número de pessoas que moram nesta casa, tendo assim, o valor da renda familiar bruta per capita.
Calendário ProUni 2019:
- Inscrições: de 31/01 a 03/02
- Primeira chamada: 6 de fevereiro
- Comprovação de informações da primeira chamada: de 06/02 a 14/02
- Segunda chamada: 20 de fevereiro
- Comprovação de informações da segunda chamada: de 20/02 a 27/02