A reunião teve como principal objetivo tranquilizar a população sobre a situação das barragens existentes na região
Download
O Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 28 de janeiro, com secretários municipais, vereadores e representantes das polícias militar e do meio ambiente, para tratar da situação das barragens existentes na região, em função do acidente ocorrido na cidade de Brumadinho, na última sexta-feira, 25.
No dia seguinte, sábado, este site publicou matéria chamando a atenção para a realidade de Cataguases que possui barragens desta natureza bem como as cidades do entorno. O texto, inclusive, sugere que as empresas responsáveis por estas represas se manifestem no sentido de tranquilizar a população porque sem informações confiáveis a respeito do estado de conservação deles, se tornaram verdadeiras "bombas-relógio". Paralelo a veiculação desta notícial começaram a circular vários boatos e comentários por aplicativos de mensagem, trazendo preocupação à população sobre as condições destas barragens.
Na reunião desta manhã o prefeito afirmou que está em contato com prefeitos de região e, com o apoio do Ministério Público de Meio Ambiente, solicitou os laudos técnicos das vistorias das referidas barragens de rejeitos localizadas nas proximidades do município. "Quero tranquilizar a população de nossa cidade e dizer que estamos tomando todas as ações preventivas para obtermos as garantias de que a situação é segura na nossa região quanto a esta questão", disse Willian, destacando ainda sua solidariedade com a população de Brumadinho e as vítimas do acidente com a barragem da Mina Córrego do Feijão, naquele município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na oportunidade, o Tenente Carlos, da Polícia Militar de Meio Ambiente, tranquilizou a população e reiterou que as informações devem ser obtidas por fontes oficiais. "Não podemos deixar que a população fique alarmada com eventuais boatos e informações obtidas nas redes sociais, que tem tão somente o intuito de criar intranquilidade em nossa comunidade. Somente os órgãos oficiais, como Prefeitura, Polícia de Meio Ambiente, Defesa Civil, entre outros são fontes confiáveis de informação", ressaltou. (Fotos: Bruno Diego/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)