Apesar da ausência da prefeitura no Carnaval, a festa deverá acontecer por meio dos blocos caricatos locais
Download
A Prefeitura de Viçosa não vai promover o carnaval oficial do Município este ano. A decisão foi em decorrência da situação financeira que atinge os municípios mineiros resultante da falta de recursos devidos e não repassados pelo Governo de Minas na gestão passada e que ainda persiste na atual administração.
Em virtude da dívida do Governo de Minas com a Prefeitura de Viçosa que já ultrapassa R$ 23 milhões, o Prefeito Ângelo Chequer assinou, em 31 de outubro do ano passado, o Decreto nº 5254/2018, que declarou Estado de Emergência Financeira, pelo prazo de 120 dias, estabelecendo limites de despesas e suspendendo algumas atividades que poderiam onerar os cofres públicos.
O prazo de vigência deste decreto termina exatamente no carnaval e seria um contrassenso promover a festa, num momento em que há outras prioridades: "Estamos cumprindo com muito sacrifício os nossos compromissos com os fornecedores, dando continuidade a várias obras e mantendo os salários dos servidores em dia, inclusive com o pagamento do décimo terceiro em dezembro. Apesar da nossa vontade em promover a festa, não será sensato contrair novas despesas neste momento de crise", finalizou o prefeito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Superintendente de Gestão Pública e Governança Luciano Piovesan Leme afirmou que neste mês de Janeiro/19 está sendo realizado um amplo levantamento dos débitos existentes e a previsão de arrecadação da Prefeitura de Viçosa, bem como das obras que estão em andamento e que demandam aporte de recursos próprios, além de serviços essenciais como saúde, educação, saneamento básico e outros: "Com base nestes levantamentos atualizados iremos definir as prioridades e consequentemente fazer um balanço para analisar a prorrogação ou não do Decreto de Estado de Emergência Financeira. Nesta semana estaremos realizando diversas reuniões internas para uma ampla análise da situação e assim poder tomar as decisões com muita cautela e responsabilidade", afiançou Piovesan.
Embora sem o carnaval oficial, alguns blocos tradicionais da cidade prometem fazer normalmente o desfile no período momesco.