A gravimetria define o tipo de lixo produzido em Recreio facilitando o trabalho de coleta e reciclagem
Download
Todo o lixo coletado pela Prefeitura de Recreio durante esta semana passou por uma análise de gravimetria, ou caracterização de resíduos sólidos na Usina de Reciclagem de Conceição da Boa Vista que ainda está inativa. O exame faz parte da terceira etapa da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos "PMGIRS".
A análise gravimétrica ficou a cargo da empresa Ideal Consultoria Ambiental, com coordenação da equipe de elaboração do PMGIRS e apoio da ACRAP, associação que irá gerenciar a Usina de Reciclagem, assim que retomar as atividades. A pesquisa, segundo Diego Pena, secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, servirá para mensurar o tipo e a quantidade de lixo produzido em Recreio.
Sobre o processo de reativação daquela Usina de Reciclagem, Diego Pena, disse que "neste momento a licença ambiental está em fase de análise nos órgãos ambientais do Governo do Estado". A unidade foi fechada em 2015 e desde então o lixo produzido naquele município passou a ser destinado ao aterro sanitário União Reciclável, localizado na BR-116, próximo a Leopoldina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Recreio está em conformidade com a Lei Federal 12.305/2010, revelou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Recreio. De acordo com a legislação, o município que não elaborar este documento não consegue liberação de recursos para investimentos na área de destinação adequada do lixo. (Fotos: Site Pólis)