A produção é exclusivamente mineira, com toda a equipe formada por profissional de diversas regiões do estado
Download
A Globo Minas vai exibir no dia 24 de dezembro, às 14h, o especial de fim de ano "Dia de Reis". Uma produção cem por cento mineira, que tem na direção Marcos Pimentel, um dos coordenadores do Polo Audiovisual da Zona da Mata, e o reconhecido ator cataguasense, Marco Andrade, o Marquinho (foto abaixo). O que você espera sentir num fim de ano? Amor? A alegria de um reencontro? A emoção que uma música cheia de história traz? O especial de fim de ano vai levar todos esses sentimentos para a casa dos mineiros. "O bacana é que nós vamos poder ver as nossas coisas, a nossa cultura, e o importante salientar que nessa produção só tem profissional mineiro, atores, diretores, coadjuvantes, isso é fundamental, afirmou o diretor regional da Globo Minas Marcelo Ligere.
Vários cineastas e produtores do estado se inscreveram para fazer o especial. "A gente recebeu o triplo de projetos em relação ao ano passado e escolher é sempre um grande problema para gente, um excelente problema, inclusive. Porque a gente passa dias até chegar em um filme para esse fim de ano", afirmou a gerente de programação da Globo Minas, Marina Crespi. O roteiro escolhido, Dia de Reis, conta a história de uma violeira e um mestre de folia. É uma história de amor, que para acontecer, precisa vencer um preconceito
.
"Dia de Reis" é uma produção totalmente mineira que integra a grade de programação especial de final de ano da Globo. Para valorizar a cultura e os talentos espalhados por todo o Brasil, a Globo e a Globo Filmes incentivam a produção de especiais de fim de ano para exibição em emissoras e afiliadas. Os temas dos regionais têm o objetivo de gerar um diálogo com a comunidade, valorizando a região e suas peculiaridades. Este é o terceiro ano da iniciativa em Minas Gerais. ‘Santino e o Bilhete Premiado’ e ‘O Natal de Rita’ foram as produções especiais mineiras exibidas em 2016 e 2017, respectivamente, e alcançaram desempenho de audiência superior à média da faixa horária. "Dia de Reis" foi produzido pela Tempero Filmes e tem direção de Marcos Pimentel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A obra é inspirada na peça "Noite de Reis", de Shakespeare, e toda a narrativa é construída em torno das festividades da Folia de Reis e de um amor inesperado que nasce desta tradição. O elenco é composto por atores mineiros provenientes de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Cataguases (Marco Andrade), Pirapora e Montes Claros. Os moradores de Cachoeira do Manteiga, distrito de Buritizeiro e base da produção do filme, interpretam papéis secundários e fazem figuração, reforçando o caráter regional da obra e recheando a história com rostos, vozes e sotaques locais. A trama tem abordagem realista e um tom de humor leve e espontâneo, salpicado por pitadas de silêncio, contemplação, introspecção, desconfiança, ingenuidade e religiosidade, características mineiras que permeiam a história e servem como norte para a construção dos personagens.
Na obra, são refletidos os hábitos de moradores de cidades do interior de Minas Gerais banhadas pelo Rio São Francisco – mais que cenário, nascente e onde deságua o destino de todos os personagens da história. O tema da produção reflete outro importante aspecto da mineiridade: os festejos dedicados aos "Santos Reis", que encontram em Minas um terreno fértil de devoção e fé, fruto de uma tradição iniciada há mais de 300 anos. "Dia de Reis" será exibido na Globo no dia 24 de dezembro, às 14h, depois do Jornal Hoje. O especial está disponível para assinantes e não assinantes no Globoplay, de 15 a 29 de dezembro. (Fotos gentilmente cedidas por Marco Andrade)