Ao todo, nesta etapa deverão ser vacinados cerca de 9,5 milhões de animais
Download
Produtores rurais de Minas têm até o fim deste mês para vacinar o gado contra a febre aftosa. Devem ser imunizados bois, vacas e búfalos com idade de zero a 24 meses. A vacinação é obrigatória e o produtor que não imunizar o rebanho pode ser multado em R$ 81,25 por cabeça.
Ao todo, nesta etapa deverão ser vacinados cerca de 9,5 milhões de animais. O produtor deverá também comprovar a vacinação de seu rebanho junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) até o dia 10 de dezembro. O descumprimento dessa norma sujeita o produtor a multa de R$ 16,25 por animal.
Para propriedades com 150 ou mais animais a declaração de vacinação deve ser feita exclusivamente por meio do site do IMA. Para quem tem plantel com até 150 animais a declaração poderá ser feita pelo site ou, também, presencialmente em uma unidade do instituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Minas Gerais possui o segundo maior rebanho nacional de bovinos, com cerca de 23,6 milhões de animais. O último registro de febre aftosa em Minas Gerais ocorreu em 1996. O Ministério da Agricultura prevê, para 2021, iniciar a retirada da vacinação do rebanho contra a febre aftosa no país. (Foto: Arquivo)