A FIC-Unis inaugurou na noite desta quinta-feira, 08 de novembro, em suas dependências na Praça Rui Barbosa, no centro de Cataguases, seu espaço Coworking onde também vai funcionar o NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - em parceria com a Receita Federal, e a Empresa Júnior daquela instituição. Até janeiro do próximo ano, também deverá estar atuando no local uma equipe de alunos do curso de Arquitetura da FIC para oferecer apoio técnico a pessoas de baixa renda envolvidas com a construção da casa própria. As informações foram prestadas pelo diretor da FIC em Cataguases, Valmir Gonçalves (foto abaixo) que destacou o objetivo de atender as necessidades da população de Cataguases e região. Mais detalhes do projeto você verá no vídeo ao final desta matéria.
Além de alunos do curso de Ciências Contábeis participaram da inaguração, o delegado da Receita Federal em Juiz de Fora, Leonardo Couto Sobral, a servidora da Receita em Barbacena, Ana Cristina Silva Iatarola, o coordenador do curso de Ciências Contábeis daquela faculdade, Jesusimar Dornelas, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional de Cataguases, Anísio Araújo Silva e o presidente do Codec - Conselho de Desenvolvimento de Cataguases - Humberto Lanziére, professores e contabilistas da cidade.
Além da abertura do primeiro espaço de coworking em Cataguases a FIC é a primeira instituição de ensino a realizar uma parceria com a Receita Federal consistindo, na prática, na ampliação dos serviços prestados por aquele órgão no município, conforme detalhou o Delegado da Receita, Leonardo Sobral, que também conta detalhes desta experiência no vídeo ao final da matéria. Segundo ele "a dificuldade que a Receita tem de alcançar alguns setores da sociedade, por causa de suas normas e regulamentações, desaparecem por meio desta parceria", explicou.
Jesusimar Dornelas (foto ao lado) agradeceu o apoio da Receita Federal e disse que o novo espaço tem como principal objetivo "aprofundar os conhecimentos em sala de aula". Ele agradeceu a todos os envolvidos e disse que o novo espaço permitiu a união de forças distintas em busca de uma proposta maior. Já Ana Cristina Iatarola, que fez uma palestra aos alunos sobre a atuação da Receita Federal, elogiou a iniciativa e colocou-se à disposição para futuras visitas a Cataguases visando fortalecer e aprimorar esta parceria com a Receita Federal.
Em pleno funcionamento e com resultados concretos já obtidos, a Empresa Júnior da FIC ganha um espaço nobre para desenvolver seus projetos de apoio às empresas, conforme destacou Tiago Bittencourt, professor responsável pelo acompanhamento do projeto. A partir desta sexta-feira, os alunos estão instalados no local e disponíveis para prestar atendimento ao público em horário comercial, esclareceu. Da mesma forma, quem quiser utilizar o espaço Coworking é só entrar em contato com a FIC, agendar dia e período de uso mediante o pagamento de uma taxa. O espaço pode ser locado por hora e por dia, esclareceu Valmir.
O que é Coworking
Coworking ou co-trabalho são ambientes compartilhados de trabalho muito comuns em grandes centros de todo o mundo e que já se espalharam pelas principais cidades do país. Não tem nada a ver com modismo, ao contrário, uma vez que a tendência mundial é a de que as rotinas de trabalho sejam cada vez mais colaborativas. O modelo surgiu nos Estados Unidos, em 2005. Funciona assim: o profissional paga um valor, calculado por hora, para utilizar o espaço de trabalho. Aluguel, luz, água, internet, telefonia, manutenção do espaço e outras taxas ficam por conta do proprietário da instalação.
Abaixo assista ao vídeo com as entrevistas com Valmir Gonçalves, diretor de FIC e com Leonardo Couto, delegado da Receita Federal, em Juiz de Fora.
Tags: FIC-Unis, coworking, empresa júnior, receita federal