Os alunos entraram para fazer o Exame até as 13 horas, a prova começou às 13h30min
Download
Temida pelos alunos que estão fazendo o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - a Redação acabou não sendo a vilã desta edição, conforme expectativa criada ao longo do ano. O tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" agradou a comunidade acadêmica, desfazendo assim a impressão provocada em 2017 quando a escolha do assunto surpreendeu a todos. Desta vez, professores ouvidos pelo Site do Marcelo Lopes disseram que o tema foi muito discutido em sala de aula durante o ano e, portanto, os alunos estavam preparados para abordá-lo. Em 2017 eles tiveram que escrever sobre "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".
O professor de Física do Colégio Carmo, Gustavo Pereira Romanhol (foto ao lado), também proprietário do Curso PerCurso, preparatório para o vestibular em Cataguases, é um dos que comentaram o tema. Questionado pelo Site ele fez a seguinte análise: "Este tema era muito esperado, porque está presente no dia a dia das pessoas. Vale ressaltar que é abrangente e entendo que, a partir dos textos motivadores, o aluno deva seguir seu caminho. Nós do PerCurso, trabalhamos especificamente com esse tema e também suas ramificações em sala de aula. Estamos felizes e esperançosos com as notas dos nossos alunos que assim podem competir com os dos grandes centros", disse.
A professora de Filosofia do Colégio Equipe e do Curso Preparatório PerCurso, Marcela Gonçalves de Souza (foto ao lado), também diz que o tema da Redação "não foi surpresa" por causa da atualidade do assunto e "com o qual convivemos diariamente", frisou. "Creio que tenha sido um tema muito discutido em sala de aula pelos professores de Redação. Apesar do conhecimento a respeito, a temática é muito abrangente e dependerá dos textos de apoio para a construção dos argumentos e proposta de intervenção", analisou.
Para o Colégio Carmo, campeão de notas no Enem em Cataguases, o tema da Redação não assustou ninguém. A análise deste primeiro dia de provas é da professora Luciana Mendonça de Melo (foto ao lado), também responsável pela assessoria de comunicação daquela escola. "A prova de hoje, de forma geral, trouxe temas bem atuais. O estudante, para ir bem nesta prova, precisou mostrar-se conectado ao mundo, ser um bom leitor de jornais e não apenas de livros", comentou. A respeito da Redação, especificamente, Luciana assim avaliou: "O tema da Redação deste ano é bem atual e os estudantes têm amplo repertório sociocultural para desenvolvê-lo. Está relacionado com o consumismo da sociedade atual, com a falta de privacidade e de segurança na internet, que são assuntos muito debatidos no Ensino Médio, não só nas aulas de Redação, como também em disciplinas como Sociologia e Filosofia", completou. (Fotos: Reprodução da internet)