Em 31/10/2018 às 10h44 | Atualizado em 31/10/2018 às 10h45

Ministério Público combate organização envolvida na concessão de licença ambiental

Operação Nematóide também cumpriu mandado de busca e apreensão em Cataguases onde ocorreu uma prisão, e em Viçosa

Uma entrevista coletiva acontece no final da manhã no fórum de Ubá

Uma entrevista coletiva acontece no final da manhã no fórum de Ubá

Download
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com apoio das polícias Civil e Militar desencadeou na manhã desta quarta-feira, 31 de outubro, a Operação "Nematoide". De acordo com informações obtidas na Assessoria de Comunicação do MPMG a ação visa "combater a atuação de uma associação criminosa estruturada para facilitar a concessão de licenças ambientais no âmbito da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Zona da Mata, vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad).

Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária, incluindo de dois servidores da Supram Zona da Mata, e nove de busca e apreensão em Ubá, Cataguases e Viçosa. No final da manhã, haverá uma entrevista coletiva no Fórum de Ubá para esclarecer sobre a operação.

Participaram da operação a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Ubá, o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Visconde do Rio Branco, o Grupo Especial do Patrimônio Público (Gepp), o Grupo de Apoio Operacional Policial (GOP), ligado ao Núcleo Especial de Combate à Corrupção (Necc), e as Polícias Civil e Militar de Minas Gerais.

As provas obtidas em procedimento investigatório criminal demonstraram que agentes públicos, advogados e consultores associaram-se para favorecer empresas e empreendedores na concessão de autorizações e licenças ambientais. Além disso, os agentes públicos que integram a associação criminosa omitiram-se no dever de fiscalizar e autuar empresas e empreendimentos irregulares.

Conforme o Gaeco, existem indícios de que os investigados praticaram, em tese, os crimes tipificados nos artigos 288, caput, 317, parágrafo 1º, 325, caput, e 333, parágrafo único, todos do Código Penal, e artigos 67 e 69-A, ambos da Lei nº 9.605/98. O nome "Nematóide" refere-se a uma praga que fica escondida nas raízes das plantas, de forma a sugar os seus nutrientes e intoxicar as células, podendo levá-las à morte.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

Tags: Supram, meio ambiente, licença, crime





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: