O projeto "Educação Sexual nas Escolas", que tem como público-alvo os jovens matriculados no Ensino Médio das Escolas Estaduais de Ubá
Download
Com o objetivo de criar espaços para discussão e reflexão sobre a sexualidade na adolescência, a Secretaria Municipal de Saúde, através dos setores de Promoção em Saúde, das Equipes de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo Ampliado em Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), em parceria com a Secretaria Regional de Ensino, iniciou no mês de setembro, o projeto "Educação Sexual nas Escolas", que tem como público-alvo os jovens matriculados no Ensino Médio das Escolas Estaduais de Ubá.
Dividido em quatro etapas, o projeto aborda junto aos jovens os temas: "Transformação do corpo", "Relações Humanas na adolescência: amizade e namoro", "Métodos contraceptivos e gravidez na adolescência" e "Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), HIV/AIDS".
"As abordagens no ambiente escolar se fazem necessárias, pois visam construir a consciência, o autocuidado e o cuidado com o outro, tendo em vista que é na escola que estes adolescentes preenchem a maior parte de seu tempo", afirmou a Coordenadora de Promoção em Saúde, Patricia Colli Francisco.
Para execução do projeto, que vai de setembro a dezembro, os fomentadores contam com a colaboração de diversos profissionais de Saúde: Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Assistentes Sociais. "Os assuntos são abordados em caráter de oficinas, e visam ampliar o conhecimento dos alunos a respeito da sexualidade e das vulnerabilidades desta etapa da vida, bem como sensibilizar os mesmos sobre às implicações da gravidez na adolescência e das IST’s" ressaltou Patrícia. (Foto: Prefeitura de Ubá)