Em 25/09/2018 às 07h00 | Atualizado em 24/09/2018 às 18h51

Nove pessoas são picadas por escorpião em São João Nepomuceno e Descoberto

Todas as vítimas de picada de escorpião foram medicadas e estão fora de perigo

Todas as vítimas de picada de escorpião foram medicadas e estão fora de perigo

Download
A Secretaria Municipal de Saúde de São João Nepomuceno (56 km de Cataguases) confirmou nesta segunda-feira, 24 de setembro, nove casos de pessoas que foram picadas por escorpião naquela cidade na última semana. Até o momento não foi registrado nenhum óbito e todas as vítimas foram medicadas e estão fora de perigo, conforme relato do titular daquela Pasta, Isaías Sporch de Freitas. 

O pico de ocorrências aconteceu entre os dias 17 e 23 de setembro e há também registro na vizinha cidade de Descoberto. Naquele período, o Pronto Atendimento Médico daquela cidade registrou 9 notificações de acidentes com escorpião. Desse total, oito ocorrências aconteceram na zona rural de São João e uma na região urbana de Descoberto, contou o coordenador do Centro de Zoonoses, Amado Roberto da Silva. 

imageO Centro de Zoonoses, acrescentou Amado, trabalha para evitar este tipo de acidentes, especialmente levando até a população informações sobre cuidados que devem ser tomados, além de divulgar os animais predadores do escorpião o que reduz sua presença no ambiente de convívio humano. Isaías de Freitas disse ainda que os pacientes picados pelo aracnídeo foram medicados, "alguns até com o soro neutralizante" e permaneceram no hospital por doze horas em observação sendo liberados em seguida por não apresentarem novos sintomas. Ele completou dizendo que a Secretaria Municipal de Saúde solicitou reservas do soro à que combate os efeitos da toxina do escorpião à Gerência Regional de Saúde em Juiz de Fora e monitora com muita atenção estes casos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A picada de um escorpião causa muita dor local, febre, sudorese, dispneia e pode levar a óbito, principalmente crianças e idosos. Em caso de picada, lavar com água e sabão, manter a região em repouso e procurar um posto de saúde com urgência, para que receba o soro que neutralizará a toxina. Dependendo da quantidade de veneno inoculada, o caso se torna mais grave. Nunca faça torniquete no local onde houver picada de um animal. A população de São João vai receber nos próximos dias folhetos explicativos sobre como se prevenir de acidentes com escorpião. (Fotos: Site Reporter Kadu Fontana)


Fonte: Repórter Kadu Fontana

Tags: escorpião, picada, vítima, saúde, soro





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: