Mesa Diretora do Hospital com os novos cirurgiões das áreas bucomaxilo e bariátrico
Download
Apesar de enfrentar uma das maiores crises de sua história, o Hospital de Cataguases segue seu projeto de modernização e ampliação da oferta de serviços para a população da região. Nesta terça-feira, 18 de setembro, a provedoria daquela entidade tornou público a implantação de dois novos tipos de cirurgia: a bucomaxilofacial e a bariátrica. Os cirurgiões Ludmila Menezes de Castro e Tiago de Arruda Martins são os responsáveis pela área bucomaxilo e o médico cirurgião Leonardo Vicente, assumiu a bariátrica. Segundo o provedor daquele hospital, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill, "nosso objetivo de ampliar os serviços deste hospital vem sendo cumprido e, apesar das dificuldades, estamos conseguindo superar todos os obstáculos", contou.
A dupla de profissionais Ludmila Menezes e Tiago Martins (foto ao lado) é a responsável por trazer de volta ao Hospital de Cataguases o serviço de cirurgia bucomaxilofacial. Eles reinauguraram o serviço no dia 1º de setembro, após serem acionados pelo HC Saúde, plano de saúde vinculado àquele hospital. A paciente era uma menina de 11 anos de idade que sofreu fratura no queixo em decorrência de uma queda de bicicleta. "Fizemos a cirurgia que transcorreu sem nenhuma intercorrência e a paciente se recupera muito bem", contou Ludmila. Além de atender pelo HC Saúde e outros convênios, os cirurgiões também prestam serviços pelo SUS, mediante liberação específica daquela instituição por se tratar de um serviço de alta complexidade, explica Ludmila. Sobre o respaldo do HC Saúde, Tiago e Ludmila disseram que receberam todo o respaldo necessário "o que garantiu o sucesso do procedimento".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra modalidade que acaba de ser implantada no Hospital de Cataguases é a cirurgia bariátrica, voltada para pessoas com problema de obesidade em que há indicação médica para este procedimento. O médico que acaba de assumir este setor é Leonardo Vicente (foto ao lado), oriundo do Rio de Janeiro, mas com vínculo familiar na região e especialista na área. Ele aceitou convite do também médico e amigo, José Newton Carvalho Thomé, que o apresentou à direção do Hospital e inaugurou o serviço há duas semanas com a cirurgia em dois rapazes jovens e nesta terça-feira, 18, dá continuidade ao trabalho com a realização de mais duas cirurgias, desta vez com mulheres. O primeiro atendimento foi feito também por meio do HC Saúde, lembra, acrescentando que outros planos de saúde são aceitos. Leonardo Vicente aproveita para informar que a cirurgia bariátrica é apenas uma fase no processo de redução de peso. "Junto com ela deve vir uma mudança de hábito", acrescenta.
Segundo revelou Maria Inês Dal Bianco, supervisora administrativa do Hospital de Cataguases, "tanto a cirurgia bucomaxilo e a bariátrica vão atender a nossa demanda aqui da região". Ela reiterou o esforço do Hospital em implantar estes serviços "apesar da enorme dificuldade" vivida atualmente por aquela Santa Casa que, somente do governo do estado de Minas Gerais, aguarda receber cerca de R$ 2 milhões em repasses atrasados. "Vamos trabalhando com recursos limitados, torcendo para que o governo não piore ainda mais esta situação e, ao mesmo tempo, desejando que faça o devido acerto com as Santas Casas porque não temos mais de onde tirar para cobrir nossas despesas", completou.