O aniversário de emancipação político-administrativa de Cataguases e a da Independência do Brasil aconteceu em dois momentos cívicos que reuniu uma multidão na Praça Santa Rita, em frente ao Paço Municipal e, depois, na Avenida Astolfo Dutra. Primeiramente, foi realizada a Hora Cívica, nas escadarias do Paço, com a execução dos Hinos da Independência, do Brasil e de Cataguases. O evento teve como orador oficial convidado, o comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, Major Willian Machado e, na sequência, o prefeito Willian Lobo de Almeida. Já o desfile cívico dos alunos das escolas de Cataguases e também de entidades que prestam serviço à população, aconteceu ao longo de toda a manhã até o início da tarde com a participação maciça dos estudantes. No vídeo abaixo, há um resumo do que foi a Hora Cívica e os discursos dos oradores.
Major Willian Machado abriu seu discurso lembrando a facilidade que Cataguases tem de ser amada por aqueles que passam a viver nela. Citou também seu lado cultural e sua vontade de crescer "sem deixar de lado suas principais características", afirmou. O comandante da PM lembrou que esta data lembra a luta por independência deste país e a atual função da Polícia Militar de promover a ordem e a segurança "mesmo que isto custe a vida de seus membros". Também apontou para o resgate desta história nacional de luta por independência junto aos jovens para que possam conhecer a coragem e a determinação dos que deram o primeiro passo para o Brasl se tornar livre e soberano. O major também citou a importância da participação popular nas eleições que se aproximam afirmando que "há muitos anos o povo brasileiro não tem tamanha responsabilidade nas mãos", e completou citando o investimento em Educação nas novas gerações como caminho para o desenvolvimento do país.
O prefeito Willian Lobo discursou em seguida citando a união no município e agradecendo a presença dos vereadores. O prefeito lembrou a entrega dos Títulos de Cidadania Honorária e Benemérita ocorrida na noite anterior, afirmando que importa muito saber que os agraciados escolheram amar Cataguases e virem para cá ajudar a construir essa cidade. O prefeito também lembrou que o governo de Minas voltou a não repassar recursos para o município. Em seguida, disse que o dia era de alegria pelo aniversário de Cataguases, e destacou o amor dos servidores na preparação do desfile, na limpeza da cidade e na dedicação que tiveram, conforme ressaltou, para deixar Cataguases "bonita nesta comemoração". E para completar o momento de alegria, o prefeito informou a liberação do pagamento aos servidores na tarde da próxima segunda-feira e revelou a inauguração - ainda este ano - de duas creches cujas obras estão concluídas. Outra obra quase concluída é a UPA, no bairro Bela Vista mas sua destinação será para outra finalidade, acrescentou. E finalizou afirmando acreditar no país e no município e terminou com um verso do poeta Renato Russo "mesmo que eu falasse a língua dos homens, sem amor eu nada seria".
Após o vídeo as principais fotos dos dois eventos desta manhã.