O Prefeito de Argirita (50 km de Cataguases), cidade com cerca de 3 mil habitantes, Alex Andrade Anzolin, publicou na quinta-feira, 23 de agosto, em sua página pessoal da rede social Facebook, um vídeo convidando micros, pequenos e grandes empresários e empreendedores, a investirem naquele município. Na ocasião, ele anuncia o que chamou de "grande projeto de incentivo fiscal para atrair novas empresas, criar oportunidades e distribuir renda no município."
Alex Anzolin, sem mencionar nenhuma legislação aprovada pela Câmara Municipal de Argirita a respeito do projeto, revelou o que seriam alguns detalhes desta iniciativa, entre elas, a cobrança do que prometeu será "o menor ISS (Imposto Sobre Serviços) de Minas Gerais", além de "ceder espaço para sua empresa", podendo até mesmo subsidiar a conta de energia elétrica das novas empresas que se instalarem em Argirita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, não disse de onde sairá o recurso para bancar este incentivo, como também não divulgou a contrapartida que as empresas deverão oferecer ao município, como, por exemplo, número mínimo de geração de emprego. Paralelamente, Anzolim afirma no vídeo que vai realizar cursos de qualificação de mão-de-obra por meio da contratação "dos melhores professores e técnicos do país" que vão atuar de acordo com a especificação de cada empresa que queira se instalar na cidade.
Para contribuir no convencimento de empresários a investirem no município em meio a maior crise econômica da história do país, o prefeito, que também é empresário, convida seus pares a formarem com ele o que chamou de "sólida parceria", garantindo desejar o êxito daqueles que investirem no município. Por fim, Alex Anzolin, solicita aos interessados entrarem em contato com a prefeitura e a todos que assistirem ao vídeo a compartilhá-lo "para chegar o mais rápido nas pessoas interessadas", disse.
Argirita está localizada às margens da BR-267, a 70 km de Juiz de Fora e a 20 Km da BR-116. De acordo com informações de 2010 do IBGE, 33,4% da população local vivem com rendimento nominal mensal de até meio salário mínimo. Em 2016, também segundo o IBGE, 14,5% de sua população estava ocupada, sendo que o salário médio mensal dos trabalhadores formais é de 1,5 salários mínimos, ainda conforme o IBGE. Na Educação, o município apresenta IDEB de 5,6 nos anos iniciais do ensino fundamental e de 4,9 nos anos finais do ensino fundamental, com 315 alunos matriculados (dados de 2017). Em infraestrutura, de acordo com o IBGE, Argirita possui 68,4% de seus domicilios com esgotamento sanitário adequado e 35,7% das vias públicas urbanizadas.