O documento pode ser solicitado via e-mail diretamente pelo interessado
Download
As vítimas de acidentes de trânsito que precisam solicitar a indenização do Seguro Dpvat devem ter, além dos documentos pessoais, um boletim de ocorrência emitido por órgãos que façam registro de acidente de trânsito, como é o caso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Policia Civil (PC) e Corpo de Bombeiro Militar (CBM). Nas situações onde o boletim de ocorrência não for feito no dia do acidente, será necessário um documento adicional, comprovando o fato relatado no B.O.
O que muitos não sabem é que essa documentação pode ser emitida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ficha de atendimento irá constar o nome da vítima, data, hora e local do acidente de trânsito, o tipo de ambulância que fez o atendimento (Unidade de Suporte Básico ou Unidade de Suporte Avançado) e para qual unidade de saúde o paciente foi encaminhado. O Dpvat é assegurado para qualquer pessoa que se envolva em acidentes de trânsito, podendo ser passageiro, motorista ou pedestre.
Para solicitar o documento não precisa ir a Juiz de Fora, sede do Cisdeste, órgão responsável pelo SAMU na região, basta enviar e-mail para
[email protected] aos cuidados de Vanda, colocar os dados essenciais como nome da vítima e data do acidente. De posse dessa ficha de atendimento ou certidão de socorro, como também é conhecida, o interessado pode fazer o pedido do pagamento do seguro Dpvat através da internet, sem a intervenção de terceiros. O processo é simples e muito fácil de ser realizado (
clique aqui para ir ao site da seguradora responsável).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Boletim Estático da Seguradora Líder, responsável pelo pagamento do Dpvat no Brasil, de janeiro a julho deste ano houve uma redução de 14% nas indenizações pagas pelo Dpvat quando comparado ao mesmo período de 2017. Mesmo assim as motocicletas são campeãs absolutas entre os demais veículos. No período avaliado o Dpvat foi pago para vítimas de acidentes com 146.955 motocicletas, três vezes mais do que o total de todos os demais veículos somados (46.959). Em Minas foram pagos 22.776 seguros Dpvat no período. O estado possui uma frota de 10.640.311 veículos, conforme dados do Denatran. As motocicletas apesar de representarem apenas 27% do total da frota no Estado concentram 76% das indenizações, conforme relatório daquela seguradora.