Em 13/08/2018 às 12h00 | Atualizado em 13/08/2018 às 11h49

Rotary comemora 20 anos de plantio de pau-brasil na Estação Ecológica Água Limpa

Após a homenagem, o presidente do Rotary de Cataguases, Wanderson Silva e seu colega de clube, José Ricardo, plantam uma muda frutífera

Após a homenagem, o presidente do Rotary de Cataguases, Wanderson Silva e seu colega de clube, José Ricardo, plantam uma muda frutífera

Download
O Rotary Clube de Cataguases realizou nesta manhã de segunda-feira, 13 de agosto, na Estação Ecológica de Água Limpa (Horto Florestal), uma solenidade de comemoração de vinte anos do plantio de uma muda de pau-brasil naquele local e também foram plantadas outras vinte mudas de árvores, em sua maioria frutíferas, além de outras duas daquela espécie e de ipê. A iniciativa contou com o apoio da equipe da Estação Ecológica e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do gerente daquela instituição e funcionário da Secretaria, Thiago Pinheiro Nunes, além da Polícia Militar do Meio Ambiente.

imageEstiveram presentes diversos rotarianos e representantes do Rotaract e Interact Clube, o atual presidente do Rotary Clube de Cataguases, Wanderson Henrique Silva; o secretário Municipal de Agricultural e Meio Ambiente, José Emilton Silva; o ex-presidente daquele Clube de Serviço à época do plantio, João Cesário e o ex-governador do Rotary, o cataguasense Ronaldo Valverde. Em seu pronunciamento, Ronaldo lembrou que ao lado de João, eram os únicos dali a estarem naquele local vinte anos após o plantio "de frente para a árvore que hoje mede vinte metros de altura revendo uma iniciativa cujo ojbetivo à época era contemplar a vida", destacou. Ele completou dizendo que hoje a responsabilidade e a consciência ambiental de todos podemos melhorar o ambiente em que vivemos", completou.

imageJoão Cesário contou que o plantio do pau-brasil foi feito por sua esposa, Ivany Pussente Cesário, que por motivos familiares não pôde participar desta homenagem. Ele destacou sua mentalidade ecológica e que um dos objetivos à época era contribuir para a criação de uma consciência de preservação ambiental na comunidade. E completou: "rever hoje esta árvore é para mim um momento histórico que vivi ao lado do então governador Jacob Amim, que esteve conosco aqui naquela ocasião", lembrou. Em nome da Polícia Militar do Meio Ambiente, sargento Emerson, agradeceu a presença de todos e reiterou a disponibilidade daquela corporação para colaborar com a preservação ambiental e para coibir crimes contra a natureza. 

"Garantir um legado ambiental para o município que melhore o Meio Ambiente é a nossa proposta de trabalho", frisou José Emilton Silva, acrescentando que vai participar de um projeto independente de preservação com a Promotoria do Meio Ambiente. Ele também afirmou incentivar projetos de plantio de árvores em regiões públicas do município como o realizado pelo Rotary e Demolays, em 2017. Por fim o presidente do Rotary de Cataguases, Wanderson Henrique citou que o meio ambiente é uma das tarefas daquele clube de serviço. Ele lembrou que à epoca do plantio do pau-brasil foi fixada uma placa no local que agora foi revitalizada e foi instalada outra em comemoração aos vinte anos do primeiro plantio. Em seguida os presentes participaram do plantio de outras vinte mudas em diversos pontos daquela unidade de conservação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Um pouco sobre a Estação Ecológica Água Limpa

A Estação Ecológica Água Limpa ocupa uma área de 70 hectares no município de Cataguases e apresenta relevo montanhoso e clima tropical. Esta Unidade de Conservação é de extrema importãncia para Cataguases por ser um dos últimos fragmentos significativos de Mata Atlântica no município. A Estação abriga grande diversidade da fauna e flora regional. 

Dentre os representanrtes da flora destacam-se o vinhático, o cedro, o jacarandá, o angico, o jatobá, a sapucaia, óleo vermelho, o gaupuruvu, o Jacaré, Castanha Jarana e diversas espécies de palmeiras, tais como o palmito juçara, Jerivá, Brejaúba, dentre outras.

A fauna local apresenta espécies ameaçadas de extinção como o papagaio-do-peito-roxo. Vale destacar que a Estação é habitat natural de outros animais como o mico-estrela, cahcorro do mato, ouriço, quati, preguiça, tatu, gato do mato, jacu, tucano Açu. Além disso, também apresenta uma grande diversidfade de répteis e anfíbios.

Atualmente o local é palco de três pesquisas científicas que estão sendo desenvolvidas por estudantes de Universidades Federal e Estadual. No momento, conforme informa Thiago Nunes, estão sendo pesquisadas aves, roedores e anfíbios. Além disso, a Estação desenvolve atividades educacionais junto a estudantes do município, completou.


Veja mais fotos na galeria abaixo.


Tags: rotary, pau-brasil, plantio, árvore, Horto





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: