O certificado é oferecido pelo IMA como forma forma de garantir a qualidade orgânica do produto
Download
A Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Viçosa, por intermédio do Setor de Agroecologia, trabalha em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a emissão de certificação de produtos de origem vegetal Sem Agrotóxico (SAT) para produtores inseridos na agricultura familiar, que trabalham utilizando o sistema de produção orgânica.
O certificado é oferecido pelo IMA como forma forma de garantir a qualidade orgânica de um produto, isento de agrotóxicos em qualquer fase. Possui normas, procedimentos e padrões específicos que visam atender a demanda dos consumidores e agregar valor aos produtos.
O sistema de produção orgânica é aquele em que as sustentabilidades econômica, ecológica e social são respeitadas. Isso significa dizer que o agricultor utiliza práticas que conservam e preservam o solo, a água e a biodiversidade local. Na produção orgânica não é utilizado agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas.
O Secretário de Agropecuária, Marcos Roberto Fialho, disse que a agricultura de pequeno porte do Município já está alinhada com as exigências básicas de preservação e uso dos recursos naturais no processo de produção. O certificado chega para oficializar a qualidade e valorização dos produtos. Com a certificação, no ato da comercialização, todos os produtos serão etiquetados com selos contendo informações ao consumidor da não utilização de agrotóxicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SIM
Outro certificado importante para os produtores de Viçosa é o selo emitido pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), estabelecido pela Lei Municipal nº 1252/98, com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentivar a formalização dos estabelecimentos agroindustriais e oportunizar a geração de renda dos produtores
O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, oferecendo segurança para o produtor e garantia para o consumidor. Trata-se de um serviço importante voltado para a agroindustria, porque orienta e fiscaliza todas as etapas de produção e, após, certifica com selo de garantia todos estes produtos para comercialização no mercado do município.
O serviço controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando o rebanho, o local e a higiene da industrialização. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em pequenos empresários. (Foto: reprodução da Internet)