O descarte irregular foi descoberto em dois locais no município de Recreio
Download
A Prefeitura de Recreio (58 km de Cataguases) descobriu dois locais de descarte irregular de lixo eletrônico naquele município. Um deles está situado em terreno baldio às margens da estrada Recreio-Abaíba, e o outro na travessia da linha férrea entre o asfalto e a estrada da localidade conhecida como Água Limpa. Segundo informações obtidas pela reportagem do Site Pólis, daquela cidade, os materiais foram recolhidos nesta terça-feira, 24 de julho, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Não há informações sobre o autor/es do descarte irregular.
Pela quantidade de objetos encontrados o local vem sendo usado para esta finalidade há algum tempo. O problema é que jogar materiais como estes em local aberto, em contato com a natureza, sem os cuidados específicos determinados pelo fabricante do produto descartado, traz sérios danos ao Meio Ambiente e á saúde da população. Isto porque eles contêm substâncias toxicas em sua composição como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outros que podem contaminar, por exemplo, o lençol freático. Além disso, eles possuem grande quantidade de plástico, vidros e metais, que demoram muitos anos para se decompor na natureza.
O recolhimento do lixo eletrônico descartado irregularmente foi feito por uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Todo o material recolhido lotou um caminhão e a informação era de que seria levado para o o aterro sanitário da União Reciclável, localizado na BR-116, próximo a Laranjal. "Com a futura reativação da Usina de Reciclagem de Conceição da Boa Vista, há a possibilidade de montar um ponto de recolhimento destes materiais em Recreio, dando a eles um destino correto", informou Danilo Silva, advogado da ACRAP, associação que vai gerenciar a Usina.(Fotos: Site Pólis)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE