Apesar de ainda não ter data para voltar a operar normalmente, a usina vai gerar dez novos empregos
Download
A Prefeitura de Recreio (58 km de Cataguases) está trabalhando para reativar a sua Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos. O município ganhou aquele investimento da empresa Brookfield Energia Renovável por meio de recursos do BNDES, que totalizaram R$ 641 mil à época, tendo sido inaugurada em 2012. Três anos depois suas atividades foram paralisadas e o local abandonado pela gestão municipal anterior. Sua reativação é um dos compromissos do atual prefeito, José Maria Barros, com a comunidade do distrito de Conceição da Boa Vista, onde a usina está instalada.
Neste sentido, ao longo de todo o último sábado, 21 de julho, foi feito um teste operacional na Usina utilizando o lixo recolhido no dia anterior nas comunidades de Conceição da Boa Vista, Angaturama e povoado de Barreiros. A equipe de profissionais que vai trabalhar no local recebeu orientações teóricas e, em seguida, começou o treinamento prático, com os equipamentos em funcioanamento. O teste foi monitorado pela gestora ambiental, Tatiana Mendes Bonfá, apoiadora do projeto e contou com as presenças do diretor da ACRAP - Associação dos Catadores de Material Reciclável de Além Paraíba -, que vai gerir a Usina, Fernando Samuel de Souza Maria; da psicóloga voluntária, Gilda Dias de Oliveira; do incentivador, Henrique Garbero; e do advogado daquela Associação, Danilo Silva.
Quem também acompanhou o treinamento foi o prefeito José Maria Barros. Ele aproveitou para informar que a Usina voltará "em breve" a funcionar normalmente, mas não precisou a data. "Este é mais um compromisso que está prestes a ser cumprido", afirmou o prefeito que é um dos mais interessados em reativar a Usina de Reciclagem, já que desde seu fechamento Recreio está enviando seus resíduos sólidos para o aterro sanitário da União Recicláveis, que ficana BR-116, próximo a Laranjal. Sua reativação vai gerar dez emnpregos diretos. (Foto: Site Polis Recreio)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE