Os cataguasenses, acostumados ao intenso calor, terão um inverno de temperaturas pouco acima da média
Download
O inverno começou na última quinta-feira, 21 de junho, mas se você está esperando um frio rigoroso, como foi amplamente divulgado há pouco tempo nas redes sociais, esqueça. Aliás, o próprio Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) desmentiu o boato (leia matéria
aqui). Na verdade, a estação prevê até temperaturas acima da média. Pelo menos é o que revela a Meteorologia para alegria de muitos e frustração de outros tantos que gostam de curtir essa época do ano agasalhado. Além de pouco frio, o inverno terá também como outra característica o tempo seco. Este ano terá pouca influência os fenômenos El Niño e La Niña. Apenas no Nordeste de Minas as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média.
A previsão é de que durante o inverno, a umidade relativa do ar gradativamente se torne mais baixa, podendo atingir valores abaixo de 20% em muitos dias. Nas regiões serranas, haverá mudanças relativamente rápidas nas condições do tempo, que podem aumentar a ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia. De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica. "Isso ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades", explica.
Chuva
A média de chuva para o inverno é tradicionalmente baixa na Região Sudeste. A previsão para o inverno de 2018 é de que a chuva fique dentro do esperado principalmente no mês de julho. Porém, os meses de agosto e setembro, principalmente em São Paulo, tendem a ter chuva abaixo da média. A chuva da primavera pode sofrer um ligeiro atraso. (Foto: Reprodução Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE