O golpe vem se tornando cada vez mais popular ampliando o prejuízo das vítimas
Download
Mais uma modalidade de crime está acontecendo em Cataguases e em todo o país. Neste sentido, a Polícia Militar (PM) está alertando proprietários de veículos em geral para os cuidados necessários. O golpe é praticado por estelionatários que se aproveitam da situação emocional das vítimas para ganhar dinheiro e acontece por meio das redes sociais. Segundo a PM tudo começa quando alguém tem sua motocicleta ou carro furtados e, na tentativa de montar uma rede de solidariedade para recuperar o bem perdido, e anuncia o fato - em detalhes - no Facebook, Whatsapp e até Instagran. É aí que criminosos entram em campo para tentar ganhar dinheiro em cima da desgraça alheia, literalmente.
De posse destas informações eles ligam de um aparelho celular com o número sem ser identificado avisando estar de posse de seu veículo e disposto a lhe devolver mediante o pagamento de uma determinada quantia em dinheiro que deve ser depositada em uma conta bancária. O estelionatário informa que deixará o veículo num lugar pré-determinado assim que confirmar o pagamento. Porém, isto não acontece. De acordo com a PM em Cataguases, vários deste casos já aconteceram na cidade, em sua grande maioria envolvendo furto de motocicletas. Alguns destes golpes a PM conseguiu evitar através de orientação às vítimas e vem solicitando a todos a não compartilharem este fato nas redes sociais. Segundo tenente Marinato "esta é a melhor solução para impedir que a pessoa seja vítima de duas ações criminosas".
Tenente Marinato orienta as pessoas que tiverem veículos roubados/furtados a acionarem o telefone 190. "A pessoa que tem um carro furtado ou roubado pode, imediatamente, sinalizar o carro pelo 190, que vai ficar 48 horas com a restrição. Mas ela deve também fazer o seu boletim de ocorrência em um posto da PM ou na Delegacia de Polícia. O carro então vai ficar com uma restrição e, assim que ele for recuperado, a delegacia entra em contato com você e avisa", orientou aquele oficial. Outra boa dica de Marinato diz respeito a conversa por telefone mantida entre vítima e estelionatário. "Se você quiser comprovar que ele está mesmo com seu carro ou moto, peça detalhes como a quilometragem em que ele está, o que tem no porta-luvas, ou seja, características que só você sabe. Assim você terá a certeza de que está sendo vítima de tentativa de golpe", completa o tenente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE