Na entrada do Bairro São Diniz, em Cataguases, caminhoneiros mantém a paralisação
Download
Cataguases vive nesta segunda-feira, 28 de maio, o oitavo dia da greve dos caminhoneiros. E a situação na cidade vai se deteriorando a cada dia com vários serviços entrando em colapso. Escolas, por exemplo, das redes estadual e municipal estão fechadas e a frota de ônibus municipal permanece circulando com redução significativa. Se esta situação for mantida, as empresas de ônibus afirmam ter combustível até quarta-feira, 30. O abastecimento nos supermercados segue prejudicado e há falta de verduras, legumes e frutas e outros produtos começam a faltar. Estes estabelecimentos estão limitando a venda aos clientes. O Fórum de Cataguases cancelou o expediente nesta segunda-feira, 28. Há uma nota informativa a respeito afixada na entrada daquele prédio.
Os postos de combustíveis continuam secos e não há previsão para serem abastecidos. Segundo um proprietário disse á reportagem, ainda não foi efetivada a redução no preço do óleo diesel. "Não recebi nenhuma tabela com o preço reduzido e também a distribuidora não informou nada a este respeito". No Bairro São Diniz, saída para Miraí pela MG-447, onde um grupo de caminhoneiros está fazendo um movimento em favor da greve, nada mudou, segundo apurou a reportagem do site nesta manhã. Os grevistas só estão deixando passar caminhões carregados de medicamentos e de material hospitalar. De acordo com um dos caminhoneiros ali presente, "tudo aquilo que foi apresentado ontem pelo presidente é uma farsa com o intuito de colocar a população contra os caminhoneiros".
Nos restaurantes que servem comida a quilo na cidade, na maioria deles, a situação ainda é de normalidade e vão funcionar nesta segunda-feira. O fornecimento de gás de cozinha está interrompido em Cataguases desde meados da semana passada e continua sem previsão para voltar ao normal. Já as farmácias, conforme apurou o Site, faltam alguns medicamentos, mas a situação está longe de ser alarmante, de acordo com os trabalhadores no setor. E, ainda, as Faculdades FIC e Sudamérica cancelaram as aulas nesta segunda-feira. Já o Colégio Carmo divulgou nota oficial informando sobre a "intenção" de manter as aulas "normalmente esta semana". Outro serviço que está quase totalmente paralisado é o de táxi. A quase totalidade dos taxistas estão parados por falta de combustível.
O Prefeito Willian Lobo de Almeida vai informar ao longo da tarde novas medidas sobre os serviços no município, como coleta de lixo, serviços de saúde e na Educação, entre outros. Nesta manhã o PROCON de Cataguases divulgou uma Nota de Esclarecimento informando que está registrando as denúncias contra os comerciantes que estiverem vendendo produtos a preços acima do normal. A Nota é taxativa: "O PROCON de Cataguases está atuando com medidas corretivas em caso de conformação do abuso, podendo ser aplicada multa em valores que variam conforme a gravidade da infração e com o porte da empresa."
O mesmo texto lembra a Recomendação do Ministério Público de Minas Gerais no sentido de instaurar procedimento criminal em casos de confirmação de crimes cometidos contra a relação de consumo e cita ainda o Código de Defesa do Consumidor que "classifica como prática abusiva a elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa."O PROCON Cataguases é coordenado por Patrícia tobias Santos e qualquer denúncia pode ser feita diretamente no órgão que funciona na Rua Gama Cerqueira, 70 - Centro Administrativo da Prefeitura de Cataguases - das 8h30min ás 16 horas, inclusive na hora do almoço.
Nota da Redação: Matéria atualizada às 11h42min
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE