Após duas tentativas frustradas, um poço perfurado tem grande vazão de água
Download
A Prefeitura de Recreio (54 km de Cataguases) continua trabalhando em busca de água para sanar ou amenizar o problema de abastecimento no período da estiagem. Neste sentido foi celebrado um convênio com a Copasa que está perfurando poços artesianos naquele município. As duas tentativas iniciais foram frustradas, mas a terceira foi um sucesso com as autoridades já vislumbrando o fim do racionamento que nos últimos anos tem sido cada vez mais longos.
No final da última semana, o poço perfurado próximo à Estação de Tratamento de Água encontrou um volume significativo do líquido que vai ajudar a população a enfrentar o período de seca, conforme afirmaram os técnicos da Copasa, responsáveis pelo serviço. Segundo estimativa inicial, o poço artesiano perfurado deverá jorrar 10 litros de água por segundo, quase a metade do necessário para abastecer todo o município.
Desde o fim de abril os técnicos da COPASA estão na cidade executando os serviços. Na primeira perfuração, no pátio da Prefeitura Municipal, o poço chegou a 150 metros de profundidade e a expectativa é que ele forneça 8 mil litros/h. Em seguida foram feitas duas tentativas, uma no pátio da exposição e outra no SAAE, sem êxito. Segundo o diretor do SAAE, José Augusto de Souza Filho "Dutinha", a proposta é canalizar a água encontrada neste poço em direção a Estação onde será tratada e, depois, distribuída à população, somente nos períodos críticos de abastecimento.
O prefeito José Maria Barros disse estar muito satisfeito com o resultado até aqui obtido. Ele revelou que entrou em contato com o deputado Isauro Calais e ele conseguiu junto a COPASA autorização para perfurar mais um poço, desta vez no espaço da ETA. Os serviços começam esta semana. (Fotos: Pólis Recreio)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE