O evento destacou a importância da mobilização em torno de temas como este, para conscientizar a população
Download
Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em Cataguases, a data foi lembrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com um evento, na Chácara Dona Catarina, na parte da manhã. Alunos de escolas municipais e estaduais, e integrantes de programas sociais, como o Adolescente Cidadão e AABB Comunidade, participaram de um bate-papo com a equipe de profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), que abordaram o tema "Esquecer é permitir, lembrar é combater", com o foco voltado principalmente para o fortalecimento da rede de proteção social e de garantias de direitos, conforme destacou a Secretária Mirialane Licazli.
Ela também falou da importância da denúncia e do papel fundamental da sociedade como co-adjuvante nesta proposta, seja na escola, pela observação dos profissionais de educação, seja por vizinhos, parentes ou pelas próprias vítimas. "Sabemos que a maioria dos abusos são feitos por pessoas próximas da criança e do adolescente, por isso temos que motivá-los a denunciar e também os adultos que convivem com a vítima de abuso e percebem alguma mudança de comportamento na criança ou no jovem. Na escola, por exemplo, estas mudanças são muito visíveis", observou a secretária.
Na sequência, os estudantes foram divididos em grupos para trabalharem o tema proposto. Após isto, a equipe do PROLER de Cataguases fez uma apresentação e a programação teve continuidade em dois shows de dança de alunos presentes. Um pula-pula montado no local garantiu a brincadeira para os mais jovens na manhã ensolarada na praça, que reuniu também muitas pessoas que passavam pela região central da cidade e assistiram ao evento. No final, um passeio de Trio da Alegria fez a alegria dos estudantes participantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE