Em 11/05/2018 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cônsul-Geral da República Tcheca vem a Cataguases

Visita será para conhecer o trabalho de Jan Zach, seu conterrâneo, conta Fausto Menta, Secretário Municipal de Cultura

Uma das esculturas de Jan Zach está no jardim frontal do Hotel Cataguases

Uma das esculturas de Jan Zach está no jardim frontal do Hotel Cataguases

Download
Cataguases vai receber na próxima segunda-feira, 14 de maio, a visita da Cônsul-Geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havlrková. Ela estará acompanhada de Luiz Guadalupe, Cônsul Honorário da República Tcheca em Minas Gerais e serão recebidos aqui pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, que tornou pública a chegada deles à cidade nesta sexta-feira, 11 de maio. O objetivo da visita é conhecer o trabalho do artista plástico tcheco, Jan Zach, que deixou várias obras aqui e no Brasil. 

Jan Zach nasceu em 1914, em Praga, capital da antiga Tchecoslováquia e morreu em 1986, em Eugene, nos Estados Unidos. Zach saiu de seu país em 1938 para ir a Nova Iorque a fim de ajudar a preparar o Pavilhão Tcheco da Exposição Internacional que aconteceu em 1939 e nunca mais voltou, em função do domínio nazista e, posteriormente, comunista. Aqui no Brasil, viveu onze anos em diversas cidades e expôs no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1943.

Em Cataguases, Zach deixou três esculturas sendo uma no Hotel Cataguases (foto principal), outra no pátio do Colégio Cataguases e a terceira na residência do escritor Francisco Inácio Peixoto, cuja filha, Maria Cristina Henriques, viúva do ex-prefeito Tarcísio Henriques, vai receber os visitantes na casa de seu pai, na próxima terça-feira para contar um pouco sobre a passagem  de Jan Zach por Cataguases e como ele descobriu a cidade.

imageConforme revelou Fausto (foto ao lado), o Ministério da Cultura Tcheco pretende estudar e divulgar o período em que ele viveu em Cataguases e obter o máximo de informações possível sobre este período da vida de Jan Zach nesta cidade. Além disso, Fausto contou que os levará em uma turnê pelos pontos culturais e vai apresentá-los às manifestações literárias e cinematográficas de Cataguases. Para o Secretário Municipal de Cultura, esta visita "prova a importância cultural da cidade e a preservação de seu acervo. Estamos orgulhosos de poder ser esta referência para o resgate, pelo governo Tcheco, da obra deste grande artista que foi Jan Zach", completa Fausto. (Fotos: Instituto Francisca de Souza Peixoto e Acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Jan Zach, escultura, Cônsul-Geral, Tcheco





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: